Como garantir o auxílio-doença em 2025? O que o INSS diz

Auxílio-doença do INSS garante renda a trabalhadores afastados por incapacidade temporária; Saiba quem tem direito e como funciona.

25/08/2025 4h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Saiba como garantir um auxílio doença pelo INSS (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/INSS)

Auxílio-doença do INSS garante renda a trabalhadores afastados por incapacidade temporária; Saiba quem tem direito e como funciona a perícia médica em 2025

O auxílio-doença, atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária, do INSS, representa uma rede de proteção fundamental para milhares de brasileiros que ficam impossibilitados de trabalhar por motivo de doença ou acidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O benefício assegura renda mensal enquanto o segurado não consegue exercer suas atividades profissionais por mais de 15 dias consecutivos. No entanto, você sabe como garantir esse recurso?

Pois é, pensando nessa dúvida que permeia a mente de milhares de brasileiros, com base nos dados oficiais da autarquia, trazemos tudo que você precisa saber sobre esse auxílio e como lidar com a perícia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem tem direito e como funciona?

Conforme citamos acima, o INSS concede o auxílio-doença a quem comprova incapacidade temporária por meio de perícia médica.

Para ter acesso, o trabalhador deve manter a qualidade de segurado e, em regra, cumprir uma carência mínima de 12 contribuições mensais, salvo exceções previstas em lei, como em casos de acidente de qualquer natureza ou doenças graves listadas oficialmente pelo governo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O valor pago é proporcional ao histórico de contribuições do trabalhador e, diferentemente do BPC, tem caráter previdenciário, já que depende de contribuições para a Previdência Social.

Como solicitar o benefício?

O pedido deve ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, com login na conta gov.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No processo, o sistema pode exigir a realização de uma perícia médica, momento em que o perito avalia os documentos e exames apresentados para decidir sobre a concessão do benefício.

Inclusive, desde 2023, o INSS também permite a concessão do auxílio com base apenas em análise documental:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Com atestados médicos, por até 60 dias;
  • Sem necessidade de comparecimento presencial.

Outra inovação é a Perícia Conectada, ativa desde agosto de 2022, que permite:

  • A realização da avaliação de forma remota;
  • Ampliação do atendimento a quem vive em regiões com poucos médicos peritos ou enfrenta longas filas.

Inclusive, só neste ano de 2025, mais de 150 mil atendimentos já foram realizados nesse formato – Conforme podem ver por aqui*.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se preparar para a perícia médica do INSS?

Para que a perícia seja bem-sucedida, o segurado deve apresentar:

  • Atestado médico com diagnóstico, prazo de afastamento, assinatura e registro profissional do médico;
  • Exames e laudos atualizados que comprovem a doença ou incapacidade;
  • Fornecer as informações de forma clara e objetiva sobre as limitações enfrentadas no dia a dia.

Além disso, a postura do segurado deve ser transparente, respondendo às perguntas do perito de forma direta e sem omitir ou inventar os dados.

Como acompanhar o pedido de auxílio-doença?

Após a solicitação, o acompanhamento deve ser feito diretamente no Meu INSS, na área de “Consultar Pedidos”.

Caso o benefício seja negado, é possível apresentar recurso administrativo pelo próprio sistema ou buscar apoio jurídico especializado.

Agilidade e documentação correta são determinantes para garantir que o auxílio-doença seja concedido de forma mais célere, assegurando ao segurado a proteção financeira necessária no período de afastamento.

Mas, para saber mais sobre o auxílio doença, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.