Como ter direito ao saldo do INSS mesmo sem trabalhar ao longo de vida: Faça isso hoje 30/11

Sabia que é possível se aposentar mesmo que não tenha tido carteira assinada ao longo da sua jornada? Precisa fazer somente isso

30/11/2025 9h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS traz alerta para os beneficiários (Foto: Divulgação)

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirma um alerta importante para quem não trabalha e ainda assim, deseja se aposentar pelo órgão

Para ter direito a se aposentar pelo INSS, é necessário ter alguns anos de contribuição. Hoje em dia, a forma mais fácil de contribuir é trabalhando, onde o valor do seu salário já vem descontado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, não é todo mundo que trabalha e então, para essas pessoas, é necessário saber o que fazer para ter direito a aposentadoria no fim da vida. Conforme informações do site oficial do INSS, uma alternativa é ser segurado facultativo.

Popularmente chamado de contribuinte voluntário, é qualquer pessoa que, mesmo sem exercer atividade remunerada, decide contribuir com o INSS. Isso permite direito aos benefícios previdenciários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem contribui assim, é considerado um segurado normal, e dessa maneira, terá direito a aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

Como fazer contribuição voluntária com o INSS?

Acesse o site: O primeiro passo é acessar o Meu INSS, disponível no endereço meu.inss.gov.br. É necessário realizar um cadastro, criando login e senha no ambiente gov.br.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Menu de serviços: Após o login, o usuário deve selecionar a opção “Inscrever no INSS” no menu de serviços. Essa opção direciona para a página de inscrição.

Preenchimento de dados: Então será necessário preencher um formulário com dados como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço e outras informações pessoais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escolha do tipo de contribuição: Sendo assim, você escolher o tipo de contribuinte, que pode ser contribuinte individual, facultativo, segurado especial, contribuinte individual rural ou empregado doméstico.

Finalização e protocolo: Após preencher todas as informações e selecionar o tipo de contribuinte, o usuário deve confirmar os dados e finalizar a inscrição. Terá um protocolo do processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto paga um contribuinte facultativo ao INSS?

Atualmente, o valor da contribuição depende do plano e da alíquota de contribuição escolhida. Sendo assim, as opções principais são o Plano Normal (20%), Plano Simplificado (11%) e o Facultativo de Baixa Renda (5%).

O valor pago varia de varia de R$ 75,90 a R$ 1.631,48 por mês, isso em 2025. Claro que no próximo, com o aumento do salário, deverá aumentar também o valor pago de contribuição.

Além disso, vale saber que ara cada plano, existe um código específico a ser usado na Guia da Previdência Social (GPS):

  • 1929: Facultativo Baixa Renda (5%)
  • 1473: Facultativo Simplificado (11%)
  • 1406: Facultativo Normal (20% – mensal)

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA SOBRE O INSS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.