Leva só 5 minutos: Passo a passo para transferir veículos sem precisar ir ao cartório pelo Detran

Transfira veículos de forma simples e em apenas 5 minutos som precisar ir ao cartório! A seguir, confira o passo a passo e veja essa grande inovação cravada pelo Detran
Se você já vendeu ou comprou um carro, sabe a grande burocracia que pode ser a transferência de um veículo. No entanto, em um passo verdadeiramente inovador, o Detran SP cravou uma nova forma, zero burocracia, que gasta apenas 5 minutinhos do seu tempo para realizar a transferência do seu automóvel sem a necessidade de ir em cartório.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que os condutores do Estado de São Paulo podem realizar a transferência de documentação de veículos, através do aplicativo Poupatempo, de forma automática. Onde quem já possui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e), ou que transfere o documento físico para o digital, pode fazer toda a transferência de documentação de forma online.
Segundo as informações divulgadas pelo portal do Detran SP, para realizar a transação, é necessário que tanto o vendedor, quanto o comprador, tenha uma conta Gov.Br nos níveis Prata ou Ouro. Podendo ser feita também pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Eliminando de vez a burocracia em cartórios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo um vídeo explicativo no portal do Detran SP, antes de começar o processo de transferência de documentos, é necessário que o proprietário do veículo garanta que a inspeção do automóvel tenha sido realizada. Além disso, ao fim da transação, o comprador deve realizar o pagamento via PIX da taxa de transferência, que está em R$ 272,27.
Veja o passo a passo para fazer a transferência
- Ter uma conta nos níveis Prata ou Ouro no aplicativo Gov.Br;
- Baixar o aplicativo Poupatempo nos celulares do vendedor e do comprador;
- Possuir o CRLV digital ou convertê-lo do papel para o digital;
- Realizar a vistoria do veículo por uma empresa credenciada junto ao Detran (aprovada no máximo há 60 dias);
- Selecionar a opção “Transferir Propriedade de Veículo” no app Poupatempo para enviar os documentos CRLV-e e a inspeção veicular;
- O sistema registrará automaticamente a assinatura eletrônica, assim como a intenção de venda e compra do automóvel.
O comprador do veículo, que também deve ter uma conta Prata ou Ouro, deve realizar os seguintes passos no app do Poupatempo:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Selecionar a opção “Transferir Propriedade de Veículo” no app Poupatempo e selecione a opção comprador;
- Reconheça a intenção de compra e realize o procedimento de reconhecimento facial;
- Confirme os dados e faça a assinatura eletrônica.
Por fim, basta o vendedor fazer a assinatura eletrônica e o comprador concluir a sua compra, pagando a taxa de transferência.

Transferência digital de veículos é liberada (Foto Reprodução/Folha de S.Paulo)

Detran-SP (Foto Reprodução/Internet)

Aplicativo do Poupatempo Digital de São Paulo. (Foto: Reprodução / Internet)
O que é assinatura eletrônica do documento?
A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543/2020
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br