Como vive a mãe do Maníaco do Parque, que matou 11 mulheres?

Mãe de Francisco de Assis Pereira, vulgo Maníaco do Parque, afirma o que pensa sobre o filho e qual será o seu destino, caso o mesmo saia da cadeia
Francisco de Assis Pereira, condenado por estuprar e matar 11 mulheres no fim da década de 90, está cumprindo uma pena de mais de 280 anos de prisão. Conhecido como “Maníaco do Parque”, ele poderá obter liberdade em até três anos, de acordo com reportagem e entrevistas publicadas pelo O Globo, em novembro de 2024. Ele cumpre pena na penitenciária de Iaras, no interior de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, naquele mesmo mês, a sua mãe, Maria Helena, de 77 anos, afirmou que acredita na recuperação do filho e pretende recebê-lo em casa quando ele sair:
“Ele deixou de ser uma pessoa má. Não vou abandonar e nem falar mal dele para ninguém”, disse. Ela rejeita o apelido do caso e reafirma: “Eu detesto esse nome. Não me pergunte por esse nome, eu não respondo, nunca respondi.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que, em agosto de 2024, ela chegou a afirmar que tem pavor desse apelido que deram a ele diante dos crimes:
“Ela rejeita o apelido pelo qual o filho é conhecido: “Não aceito! Tenho pavor desse nome”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
No entanto, de acordo com o portal UOL, Maria Helena não visita o filho há dez anos.
O último contato ocorreu ainda em agosto de 2024, por carta, na qual Francisco:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Relatou a rotina na prisão;
- Reconheceu que as dificuldades financeiras enfrentadas por ela e a localização do presídio impedem visitas.
Lembranças duras
A mãe recorda um encontro no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em São Paulo, quando indagou discretamente se ele havia cometido os crimes.:
“Pediram para eu perguntar se ele tinha feito aquilo mesmo. Perguntei baixinho, no ouvido, abraçada nele. Francisco disse que não.Mais tarde, ele confessou os homicídios à polícia”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao procurar sobre a ocupação de Maria Helena e a situação em que a mesma vive, essas iinformações não foram encontradas, no entanto, diante dessas entrevistas, o que se sabe é que ela está disposta a acolhe-lo caso ele venha a ser solto.
No entanto, as autoridades mantêm posição cautelosa. Um dos promotores responsáveis pela condenação sustenta que, em liberdade, ele representará risco de reincidência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O debate reacende questões sobre progressão de regime, avaliações técnicas e os limites do cumprimento de pena no país.
Mas, qual é a decisão quanto à possível soltura do Maníaco do Parque?
A Justiça ainda não decidiu pela soltura. Pela contagem legal mencionada em 2024, ele pode alcançar a liberdade em até três anos, mas isso depende de cálculos de pena, eventuais benefícios, avaliações periciais e decisões judiciais.
Ou seja, até o momento, não existe confirmação oficial de data de saída. Mas, para saber mais sobre o Maníaco do Parque, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.