Compra não reconhecida no cartão: O Nubank cobra mesmo assim?

Descubra o que fazer ao encontrar compras não reconhecidas do Nubank; Saiba como identificar cobranças indevidas e proteger seu cartão.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Veja o que o Nubank faz diante de compras não reconhecidas na fatura (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Nubank/Canva)

Descubra o que fazer ao encontrar compras não reconhecidas na fatura do Nubank; Saiba como identificar cobranças indevidas, reportar pelo app e proteger seu cartão contra fraude

Todo mundo já deve ter vivido, ou conhece alguém que passou por aquela situação incômoda de abrir a fatura do cartão e se deparar com uma compra que não reconhece. Não importa se é valor baixo ou uma quantia alta, a sensação é sempre a mesma: “Lá vem mais uma preocupação”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas afinal: “Será que sou obrigado a pagar por algo que não comprei? O Nubank irá cobrar assim mesmo?

A resposta para essa perguntaé não, o correntista lesado não arca com o prejuízo, no entanto, o Nubank orienta um passo a passo para identificar, confirmar e resolver a situação sem prejuízo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, com base nas informações oficiais, trazemos abaixo mais detalhes sobre o assunto e como você consegue sair dessa “cilada”.

Acompanhe sempre suas compras pelo aplicativo:

Primeiramente, o Nubank recomenda que o cliente monitore todas as transações pelo aplicativo.

Ao menor sinal de atividade suspeita, como uma compra que você não lembra de ter feito, a orientação é acionar imediatamente o time de atendimento:

No caso de tentativas de transação negadas, o suporte pode:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAS ATENÇÃO! Isso não significa necessariamente fraude, apenas exige atenção.

Quando a cobrança pode ter outra origem?

Ou seja, nem toda compra não reconhecida é uma fraude, porém, o Nubank alerta para alguns casos comuns:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesses casos, vale usar a função de busca (lupa) no app para procurar pelo nome do estabelecimento.

Se encontrar outras transações semelhantes, pode ser que a cobrança seja recorrente ou vinculada a um serviço prestado anteriormente.

O ideal é confirmar diretamente com o fornecedor antes de abrir uma contestação.

Quando realmente não reconhecer a compra?

Agora, se a cobrança não tiver relação com nenhum serviço que você tenha contratado ou compra que tenha feito, o caminho é reportar pelo aplicativo.

O processo é simples:

  1. Toque sobre a transação em questão;
  2. Clique em “Reportar”;
  3. Siga as opções mais adequadas ao seu caso;
  4. Finalize até aparecer a mensagem “Compra reportada com sucesso”.

A partir daí, o time de especialistas do Nubank analisa o caso e entra em contato o mais rápido possível.

Durante a investigação, o valor é suspenso da fatura, e você não precisa pagá-lo até que haja uma conclusão.

E se a compra não reconhecida não tiver sido aprovada?

Se a transação foi apenas tentada e não aprovada, não é possível reportar diretamente pelo app.

Nesses casos, o Nubank orienta entrar em contato com o atendimento pelo chat, telefone ou e-mail para que um atendente possa verificar e orientar os próximos passos.

Como se prevenir contra novas cobranças indevidas?

Por fim, o Nubank reforça que manter o hábito de revisar as transações e ativar as notificações de compras no app são medidas simples que aumentam a segurança.

Além disso:

O mais importante é não ignorar qualquer movimentação estranha e agir rapidamente. Isso aumenta as chances de resolver o problema antes que ele gere prejuízo real.

Mas, para saber mais sobre os benefícios do Nubank, clique aqui*

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile