Comunicado da ANVISA informa recolhimento de tapioca usada por muitos em 2025

A ANVISA comunicou o recolhimento voluntário de tapioca popular após detecção de riscos à saúde; Saiba mais sobre o caso e o que fazer
3 min de leitura
ANVISA comunica proibição de lote de farinha de tapioca popular (Fpto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/GMN)

ANVISA comunica proibição de lote de farinha de tapioca popular (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/GMN)

A tapioca é um dos símbolos mais fortes da culinária brasileira. Presente no café da manhã, lanche da tarde e até em pratos mais elaborados, ela se tornou um elemento-chave de sabor e versatilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, graças a seu sabor neutro e capacidade de se transformar em receitas doces ou salgadas, esse ingrediente acaba sendo indispensável na cozinha. Por isso, qualquer irregularidade em sua produção pode afetar milhões de consumidores em todo o país.

No entanto, no dia 22 de agosto de 2025, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) comunicou o recolhimento voluntário do lote 16125 da Goma Hidratada Ekobom, produzida pela Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A própria cooperativa informou o estufamento na embalagem, o que levou a autaquia a adotar a medida por possível alteração na qualidade do produto.

A data de fabricação do lote é 18 de junho de 2025, com validade até 18 de dezembro de 2025.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motivo da proibição e riscos para o consumidor

A ANVISA explicou que o recolhimento se baseou em evidências de estufamento nas embalagens, o que pode indicar contaminação microbiana ou fermentação não intencional do produto.

Esses problemas apresentam riscos concretos à saúde do consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ingestão de tapioca com alterações na qualidade pode causar:

Até por isso, o acompanhamento rigoroso de produtos como a goma de tapioca é essencial, uma vez que ingredientes aparentemente inofensivos podem se tornar perigosos se houver falhas na produção ou no armazenamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que, durante o período de recolhimento, o produto que apresentar os lotes mencionados não deve ser consumido nem vendido.

Manifestação da empresa

Por meio das suas redes sociais oficiais, a marca reafirmou seu compromisso e comunicou a medida, conforme podem ver na imagem abaixo:

Manifestação da Coopatan (Foto Reprodução/Instagram@Coopatan)

Além disso, o fato de a cooperativa ter iniciado o recolhimento voluntário já demonstra preocupação com a qualidade de seus produtos e com a segurança do consumidor.

Esse tipo de ação preventiva é considerado um indicador de responsabilidade e compromisso com os padrões sanitários exigidos.

Como identificar goma de tapioca com problemas de qualidade?

Consumidores podem tomar medidas simples para reduzir riscos ao adquirir goma de tapioca:

Mas, para saber mais informações sobre a ANVISA, proibições e comunicados, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile