O cartão de crédito tem uma função muito importante aos brasileiros, e a chegada do PIX colocou seu futuro em dúvida
O PIX está passando por cada vez mais atualizações e algumas funções se tornam bem parecidas com as oferecidas pelo cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso muitos começaram a se questionar sobre o futuro do cartão, já que não teria a mesma facilidade do modo online de transferência.
Em 2024, o então presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou que o PIX se tornaria um substituto do cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso acontece porque o PIX passará por atualizações e entregarão novas funções, como a questão de crédito e parcelamento dos pagamentos.
Falando de forma física, eles não deixarão de existir efetivamente, assim como o Real em espécie, que ainda segue sua fabricação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A diferença é que a grande maioria das pessoas escolhem os meios mais fáceis de pagamento, e não gostam mais de andar com dinheiro na carteira.
E ainda tem muitas pessoas conservadoras, que mesmo com o PIX de crédito, ainda vão preferir utilizar os seus cartões físicos nos pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o PIX parcelado?
O Banco Central está preparando uma grande novidade para o PIX, que é a possibilidade de pagar de maneira parcelada.
Hoje em dia, quando a pessoa pratica esse método, precisa quitar todo o valor da conta de uma só vez, e geralmente já debitando na hora da conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é que tenha o lançamento do PIX parcelado em setembro deste ano de 2025, o que já seria uma grande mudança no mercado.
A partir do lançamento os brasileiros poderão usar o PIX como crédito, inclusive podendo parcelar a compra, principalmente aquelas mais caras.
A ideia do Banco Central é aumentar cada vez mais a utilização do PIX, atingindo também as compras e do atacado.
PIX vai utilizar o crédito que tem disponível?
Todas as pessoas possuem um limite de crédito diferente nos bancos, e será através deles que haverá esse PIX parcelado.
Portanto se você tiver um limite de R$1000disponibilizado pelo banco, a sua compra no crédito pode ser no máximo neste valor.
Lembrando que você terá que ter o dinheiro na conta, para que desconte no mês e não caia nos temidos juros por atrasos.
É sempre importante pagar toda a parcela, evitando pagar o mínimo, que no final das contas ficará um valor muito mais salgado.
