Comunicado do Banco Central: O Real pode ser extinto no Brasil?

O Banco Central emitiu um comunicado em que confirmou como deve ser o futuro do Real, no caso o dinheiro em espécie
O Real em papel está cada vez sendo menos utilizado pelas pessoas, e o Banco Central emitiu um comunicado sobre seu futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, passaram a circular informações de que ele chegaria ao fim, dando prioridade apenas para os meios digitais de pagamento.
De acordo com o portal ‘CNN’, o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou a verdade sobre o real em papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo ele, a digitalização do real não tem o intuito de acabar com o dinheiro em espécie, mas que é importante ter opções no mercado.
Afirmou também que o Banco Central não vai parar de fabricar dinheiro em papel, já que ainda há muitas pessoas habituadas com essa forma de pagamento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Portanto, o real em papel está mais do que garantido durante todo o ano de 2025, mesmo se a moeda digital entrar em vigor.

O que se sabe sobre o Drex?
O DREX será a nova moeda digital do Brasil, que terá o mesmo valor que o Real, mas de maneira online, o que facilitará algumas transações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia é que você tenha acesso a essa nova moeda através e um intermediário financeiro autorizado, como um banco.
Ele será o responsável por passar o dinheiro da sua conta, caso queira, para a carteira digital do DREX, para realizar transações de ativos digitais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Terá sua emissão pelo próprio Banco Central, e seguirá tanto a Lei do Sigilo Bancário, quanto a Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais.

E qual é o sucesso do PIX?
O PIX surgiu em 2020, bem no auge da pandemia, e esse fator pode ter feito ele ter um sucesso tremendo de maneira tão rápida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Campos Neto, atualmente há mais de 765 milhões de chaves registradas no PIX, sendo de 151 milhões de pessoa e 14 milhões de empresas.
Todos os meses, as transições por esse método de pagamento superam a casa do bilhão, com o maior número de operações registradas em 1 dia de 224 milhões.
Hoje em dia é muito mais fácil em um estabelecimento aceitar o PIX do que ter dinheiro trocado em caso de pagamento em espécie.
Sem contar a facilidade que há, podendo ter transferências a qualquer momento do dia, e até o momento em taxações.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br