Comunicado emergencial da ANVISA sobre leite nº1 assusta donas de casa

Alerta da Anvisa sobre o leite bastante consumido do país, provoca preocupação entre donas de casa que temem pelos riscos
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa - Leite (Foto: Reprodução)

Alerta da Anvisa sobre o leite bastante consumido do país, provoca preocupação entre donas de casa que temem pelos riscos

Um comunicado da ANVISA acendeu o alerta em milhões de lares brasileiros ao apontar possíveis irregularidades em leite bastante consumido do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia, que se espalhou rapidamente, deixou donas de casa em estado de atenção e provocou reações imediatas.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações da Anvisa, detalha agora ação contra marca de leite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marca de leite suspensa pela Anvisa

Em 29 de abril de 2025, a Anvisa determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição, uso e propaganda do lote 1236 do produto “Leite de Coco Tradicional” da marca Mococa, fabricado pela Indústria Brascoco de Alimentos Ltda.

Leite de Coco (Foto Reprodução/Freepik)

Contudo, a medida inclui também o recolhimento do lote mencionado. A decisão foi tomada após a constatação de níveis elevados de dióxido de enxofre no produto. Assim, conforme indicado no Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 1074.1P.0/2024, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grande risco

Contudo, a presença excessiva de dióxido de enxofre em alimentos pode causar reações adversas, como irritações no trato respiratório. Além disso, dores de cabeça e, em casos mais graves, crises asmáticas.

Por isso, a Anvisa estabelece limites rigorosos para o uso desse aditivo em produtos alimentícios, visando proteger a saúde dos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leite de coco (Foto: Canva)

Ação da empresa

A Indústria Brascoco de Alimentos Ltda., responsável pela fabricação do produto, deverá realizar o recolhimento do lote afetado e adotar medidas corretivas para evitar futuras ocorrências.

Porém, é fundamental que a empresa revise seus processos de produção e controle de qualidade para garantir a conformidade com as normas sanitárias vigentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada. Lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para denunciar à Anvisa, acesse a plataforma Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br), selecione “Ouvidoria” e depois “Denúncia”.

Contudo, você pode optar por se identificar ou manter o anonimato.

Prédio da Anvisa (Foto: Divulgação)

Em seguida, descreva detalhadamente o fato, incluindo informações como nome do produto, número do lote, nome e CNPJ do fabricante, e, se possível, anexe fotos ou documentos que comprovem a denúncia.

CONCLUSÃO

Por fim, este caso serve como alerta para a indústria alimentícia sobre a necessidade de manter rigorosos controles de qualidade e conformidade com as regulamentações sanitárias.

A colaboração entre órgãos reguladores, empresas e consumidores é essencial para garantir a segurança alimentar e a proteção da saúde pública.

Veja também matéria especial sobre: Manteiga e leite tóxicos: Fábrica nº1 é interditada e prisão levanta alerta da ANVISA após risco grave.

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile