Comunicado da Anvisa a todos que consomem esse queijo popular em MG

Anvisa emite comunicado urgente que alerta consumidores sobre riscos envolvendo um dos queijos mais populares e consumidos em Minas Gerais
A Anvisa emitiu um alerta que preocupa consumidores mineiros: um dos queijos mais populares de Minas Gerais entrou na mira da agência por possíveis riscos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida reforça a necessidade de atenção com produtos amplamente consumidos e reacende o debate sobre a fiscalização de alimentos regionais.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações da Anvisa, detalha agora comunicado que afeta queijo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decisão da Anvisa
Em 2 de maio de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu a Resolução nº 1.707, determinando a proibição da comercialização, distribuição e uso do Queijo Minas Artesanal da marca Do Serro, produzido pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro Ltda (COOPERSERRO).

Contudo, a detecção de Salmonella sp. em amostras do lote 19205, com datas de validade entre 1º de julho e 1º de agosto de 2024, motivou a medida. Além disso, o produto afetado estava embalado a vácuo em porções de 400g e 800g .
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Salmonella
A COOPERSERRO, fundada em 1964, é reconhecida por sua atuação na preservação e valorização do Queijo do Serro, registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e do Brasil.
Porém, a cooperativa possui um laboratório próprio que realiza análises diárias de todos os lotes de produção, visando garantir a qualidade e segurança dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, apesar disso, a presença de Salmonella sp. no lote mencionado levou à ação preventiva da Anvisa.
Risco aos consumidores
- A Salmonella sp. é uma bactéria patogênica que causa a infecção conhecida como salmonelose.
- Os principais sintomas da salmonelose incluem diarreia, febre, cólicas e vômitos.
- Crianças, idosos e imunocomprometidos correm maior risco de complicações graves.
- A presença de Salmonella em alimentos revela falhas nos processos de produção.
- O controle de qualidade previne surtos causados por essa bactéria.

Contudo, após a detecção da contaminação, a COOPERSERRO emitiu um comunicado de recolhimento voluntário do lote afetado, demonstrando responsabilidade e compromisso com a segurança alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse recolhimento voluntário é uma prática recomendada para evitar riscos à saúde pública e para manter a confiança dos consumidores nos produtos da cooperativa.
Atenção
É importante destacar que a proibição se aplica exclusivamente ao lote 19205 do Queijo Minas Artesanal da marca Do Serro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, outros lotes e produtos da cooperativa não foram afetados pela medida. Os consumidores que adquiriram o produto com o lote mencionado devem seguir as orientações da Anvisa e da COOPERSERRO para o retorno ou descarte adequado do item.
Como verificar se o produto é autorizado pela Anvisa?
Para verificar se um produto está regularizado, os consumidores podem consultar o site da Anvisa, que disponibiliza uma lista de produtos autorizados.
Contudo, em caso de dúvidas ou suspeitas sobre a regularidade de um produto, é possível entrar em contato com a agência ou com as vigilâncias sanitárias locais.

Além disso, os consumidores também podem fazer denúncias sobre produtos irregulares por esses canais.
CONCLUSÃO
Por fim, em resposta ao incidente, a COOPERSERRO está revisando seus processos de produção e controle de qualidade para identificar as causas da contaminação.
E além disso, implementar medidas corretivas. A cooperativa reafirma seu compromisso com a tradição, qualidade e segurança alimentar, buscando retomar a confiança dos consumidores e continuar a oferecer produtos que representam a rica cultura do Serro.
Veja também matéria especial sobre: Estão enganando você: Decreto desmascara leite e iogurte popular e ANVISA acende o alerta em 2025.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu