Comunicado da Anvisa traz descoberta alarmante em arroz e +1 https://tvfoco.uai.com.br/comunicado-da-anvisa-traz-descoberta-alarmante-em-arroz-e-1 O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Tue, 30 Sep 2025 11:15:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Veneno no seu prato: Comunicado emergencial da ANVISA traz descoberta alarmante em arroz e +1 popular https://tvfoco.uai.com.br/comunicado-da-anvisa-traz-descoberta-alarmante-em-arroz-e-1/ Mon, 03 Feb 2025 07:00:00 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2330511 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Comunicado da Anvisa traz descoberta alarmante em arroz e +1 (Foto: Reprodução/ Internet)
Comunicado da Anvisa traz descoberta alarmante em arroz e +1 (Foto: Reprodução/ Internet)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa emite alerta crucial aos brasileiros sobre a quantidade alarmante de veneno em alimentos populares do Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desempenha um papel fundamental na garantia da segurança e saúde da população ao regular e fiscalizar a produção de uma série de produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, a autarquia possui um papel importante na avaliação dos riscos dos agrotóxicos. Sendo assim, a Anvisa acaba de trazer uma descoberta alarmante no arroz e em +1 alimento envolvendo os venenos.

A seguir, veja em detalhes o alerta da autarquia. Destacando que, em 2023, uma lei de agrotóxicos alterou o poder da Anvisa sobre o tema, limitando a sua atuação na regulação desses venenos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Papel da Anvisa na análise dos agrotóxicos

Conforme apurado pelo TV FOCO, apesar de sua importância, devido à lei de agrotóxicos, a Anvisa acabou tendo sua atuação limitada, restringindo-se à classificação de risco dos produtos.

Dessa forma, de acordo com o portal ‘Brasil de Fato’, a decisão final sobre registros passou a ser do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A nova lei encurtou prazos de análise e reduziu o poder da Anvisa e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que antes podiam vetar produtos com alto risco.

Agora, essas instituições apenas classificam os riscos, enquanto o Mapa decide sobre a aprovação, mesmo já tendo se posicionado contra medidas que restrinjam o uso de agrotóxicos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agrotóxicos (Foto: Reprodução/ Internet)
Agrotóxicos (Foto: Reprodução/ Internet)

Alerta para veneno no prato dos brasileiros

Em 2024, o Brasil registrou um recorde de liberações de agrotóxicos, com 663 novos produtos aprovados, um aumento de 19% em relação ao ano anterior.

A maior parte das aprovações foi para produtos genéricos de substâncias já autorizadas, além de 15 novas substâncias e 106 bioinsumos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Registros de 2024 incluem substâncias classificadas pela Anvisa como “altamente tóxicas”, como Orandis e Miravis, que contêm Clorotalonil, ingrediente associado a problemas de saúde.

Dados da Anvisa também mostram que 26% dos alimentos consumidos pelos brasileiros possuem resíduos de agrotóxicos, incluindo substâncias proibidas, como Carbendazim e Glifosato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arroz e +1 contaminados

De acordo com a Anvisa, em amostras de arroz foram encontrados 25 tipos de venenos, no abacaxi, que é outro alimento muito popular, identificaram 31 diferentes agrotóxicos

A toxicologista Karen Friedrich, da Fiocruz, ressalta que a exposição a múltiplos agrotóxicos pode potencializar danos à saúde.

Ela reforça a necessidade de um controle mais rigoroso e de políticas que reduzam a dependência desses produtos na agricultura brasileira.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Prédio da Anvisa em Brasília (Foto: Adriano Machado)

Considerações finais

  • A Anvisa tem um papel crucial na segurança alimentar, mas a nova lei de agrotóxicos limitou sua atuação, transferindo o poder de decisão para o Ministério da Agricultura.
  • Em 2024, o Brasil bateu recorde na liberação de agrotóxicos, incluindo substâncias altamente tóxicas.
  • Ademais, dados alarmantes revelam resíduos de venenos em alimentos básicos, como arroz e abacaxi.
  • Especialistas alertam para os riscos à saúde e defendem maior controle e incentivo a práticas agrícolas mais seguras.

Quais os riscos de consumir alimentos com agrotóxicos?

Em suma, o consumo de alimentos com agrotóxicos pode causar riscos à saúde, como:

  • náuseas,
  • vômitos,
  • dores de cabeça
  • e problemas mais sérios a longo prazo, como câncer,
  • doenças neurológicas,
  • problemas hormonais
  • e danos aos rins e fígado.

Também afeta o meio ambiente, contaminando solo e água e prejudicando a biodiversidade. Para reduzir esses riscos, é recomendado lavar bem os alimentos, optar por orgânicos e variar a dieta.

Como a Anvisa atua?

A Anvisa é responsável por proteger a saúde pública no Brasil. Atua regulando e fiscalizando produtos (medicamentos, alimentos, agrotóxicos, dispositivos médicos) e serviços de saúde (hospitais, clínicas).

Realiza inspeções, monitora riscos, autoriza fabricação, importação e exportação, além de intervir em emergências. Também colabora internacionalmente para garantir padrões de segurança e qualidade.

Por fim, CLIQUE AQUI para ver mais matérias sobre a Anvisa.

The post Veneno no seu prato: Comunicado emergencial da ANVISA traz descoberta alarmante em arroz e +1 popular appeared first on TV Foco.

]]>