“Não precisa mais de cartão de crédito”: Comunicado do Banco Central traz fim e substituto a brasileiros

Banco Central abre o jogo sobre o fim dos cartões de crédito no Brasil e surpreende a todos com comunicado sobre encerramento
Os cartões de crédito são muito populares, afinal, são um dos meios mais usados para o pagamento de contas. Mas, o Banco Central tem um comunicado importante sobre eles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a instituição, os cartões de crédito que a gente conhece hoje, estão com os dias contados. Com o avanço tecnológico, eles devem ficar obsoletos.
O time de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações coletadas no Terra, fala agora do substituto dos cartões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DIAS CONTADOS
- Presidente do Banco Central acredita em fim dos cartões;
- O substituto ideal para eles é o pix;
- Mudança deve ser gradual;
- Mas, não irá demorar em pix ser a principal forma de pagamento.

BANCO CENTRAL ALERTA
Para Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, os cartões de crédito vão deixar de existir. Ele acredita que o pix irá tomar o lugar deles.
“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, disse ele. A declaração foi dada em junho de 2023.
Contudo, a mudança deve se instaurar aos poucos. Hoje, por exemplo, muitas pessoas já optam pagar pelo pix, invés de usar dinheiro físico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, se o pagamento for parcelado, as pessoas ainda optam pelo cartão de crédito. Dessa maneira, não é tão simples ele simplesmente sair de cena.
No entanto, como destacado pelo presidente do Banco Central, o pix deve evoluir ainda mais e nós poderemos assistir o fim dos cartões de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
Para o presidente do Banco Central, os cartões de crédito estão com os dias contados. Dessa maneira, ele acredita fielmente que o pix seja o grande substituto dessa modalidade de pagamento. No futuro, as compras devem ser só pelo pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PIX EXISTE EM OUTROS PAÍSES?
Da forma que ele é formulado, ele é totalmente brasileiro. Mas, é claro que existem outras opções de pagamento pelo mundo que lembram muito o pix.
Ele se tornou popular em 2021, mas, já foi lançado em 5 de outubro de 2020. Hoje é um sucesso absoluto e a maioria das pessoas gosta de usar ele, seja para pagar ou receber.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: [email protected] Email: [email protected]