Presidente do Banco Central pegou milhões de brasileiros desprevenidos ao falar sobre o fim do cartão de crédito
Os cartões de crédito devem acabar em breve. Pelo menos, essa é a opinião de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, ante a possibilidade de obter crédito através do Pix de maneira mais simples e com menos taxas do que no método tradicional. Mas se engana quem acha que o Pix pode ser o grande substituto dos cartões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”. Disse Campos Neto.

Cartões de Crédito (Foto: Reprodução, InfoMoney)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi dada em um evento realizado no Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), com a presença de grandes nomes do mercado. Na ocasião, Campos Neto também revelou que o BC estuda mudanças na utilização do cartão de crédito, o maior responsável pelo endividamento no País. “Cartões puxam o spread [diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária] muito para cima. A inadimplência no cartão de crédito subiu para 52%”. Afirmou por fim.
A ideia do Banco Central é que, futuramente, cada pessoa tenha instalado em seu smartphone um aplicativo que irá integrar bancos, com o sistema chamado open finance. Isto é, não será necessário ter mais de um aplicativo de instituições bancárias para acessar suas contas e fazer transações — todas as informações serão concentradas em um único lugar, inclusive as taxas de crédito para todas as contas disponíveis.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Frente do Banco Central (Foto: Reprodução, Reddit)
Os cartões de crédito vão acabar?
Um dos principais impulsionadores das mudanças nos cartões de crédito é o Debrix, a primeira moeda digital brasileira. Ainda sem data confirmada para lançamento, o Debrix promete revolucionar a maneira como realizamos transações financeiras no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) o consumidor seguirá tendo diversas opções de meios de pagamento à disposição, adequadas a diferentes realidades e situações, e tendo o poder de escolher qual delas oferece a experiência mais conveniente, segura e adequada ao seu objetivo naquele momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE