Comunicado do Detran deve ser lido por motoristas com CNH tipo A hoje 28/10

O comunicado do Detran de suma importância aos motoristas com CNH tipo A. Fique por dentro de tudo no TVFOCO!

28/10/2025 15h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Alerta - CNH (Foto: Reprodução)

O comunicado do Detran de suma importância aos motoristas com CNH tipo A

O Detran SP, por meio do seu Instagram oficial, acabou emitindo um comunicado de suma importância aos motoristas com CNH tipo A, ou seja, aos motociclistas. Segundo a autarquia, é de uma importância que os motociclistas redobrem suas atenções ao pilotar a noite, afinal, segundo dados da infosiga, o número de mortes por sinistros aumenta nestas condições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, se trata de um comunicado de alerta! Em síntese, para poder dirigir uma motocicleta, o condutor deve portar Carteira Nacional de Habilitação na categoria A. Assim, visando a segurança dos mesmos, o Código de Trânsito Brasileiro – Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 – determina no seu art. 54 “que os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias: utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores; segurando o guidom com as duas mãos; usando vestuário de proteção”.

Pois bem, diante disso, o Detran comunica sobre redobrar o cuidado ao dirigir a noite. Em suma, em cada 100 sinistros com motos durante o dia, 2 resultam em morte. Quando acontecem a noite, esse número sobre para 5. Além disso, é de suma importância redobrar a atenção em pistas molhadas, onde o risco acaba se tornando muito maior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a seguir algumas dicas que te darão mais segurança ao pilotar sua moto:

  • Velocidade: respeite os limites; dirigir dentro dos limites estabelecidos aumenta o tempo de reação.
  • ⁠Distância segura: mantenha ao menos 3 segundos do veículo à frente.
  • Celular: não use o aparelho ao dirigir;
  • ⁠Ultrapassagem: só em locais permitidos e com visibilidade adequada.
  • Álcool: não dirija após beber; o risco de acidentes aumenta significativamente.

De acordo com informações do portal SBT News, o número de motocicletas circulando nas cidades brasileiras cresceu 10% neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

Só nos seis primeiros meses deste ano, foram emplacadas mais de um milhão de novas motocicletas no Brasil, segundo a Abraciclo (1.029.546 unidades). Diante disso, também acabou havendo crescimento também do número de mortes envolvendo motociclistas. A alta foi de 5,6%, o maior índice de toda a série histórica, segundo o DataSUS.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

ALERTA

De acordo com dados do DataSUS, em um ano, 13.500 pessoas morreram em acidentes de moto no país. O número representa 40% do total de óbitos no trânsito.

“O uso da moto, como de qualquer outro veículo, inclusive a pé ou de bicicleta, é um exercício de cidadania. Pra você ser um usuário da via, tem que respeitar as regras, as leis e os outros que dividem os mesmos espaços. A gente tem que voltar a discutir o valor da vida, que está meio perdido nesse contexto”, afirmou a diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano Regional do IESP, Maria da Penha Pereira Nobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o comunicado do DETRAN acaba sendo de suma importância para que você não acabe se tornando mais um dado dessas estatísticas.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.