Comunicado emergencial do INSS hoje (12) para aposentados que sofreram com descontos indevidos

O Instituto Nacional do Seguro Social emitiu um comunicado importante aos aposentados
Os beneficiários que tiveram descontos indevidos em suas aposentadorias e pensões serão ressarcidos de acordo com comunicado do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo anunciou um prazo para adesão ao acordo de ressarcimento, e é fundamental que os aposentados fiquem atentos às orientações para receberem os valores.
Primeiramente, um esquema criminoso desviou recursos dos beneficiários mediante descontos irregulares, sem autorização, nos benefícios de aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entidades associativas descontavam desde 2019 valores de alguns grupos de aposentados.
Aproximadamente 3 milhões de beneficiários já solicitaram o ressarcimento dos valores descontados indevidamente de acordo com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A revelação foi feita durante audiência conjunta de comissões na Câmara dos Deputados em junho.
COMO SOLICITAR O RESSARCIMENTO DOS DESCONTOS INDEVIDOS?
Por isso, o Governo pretende colocar em prática uma busca ativa para encontrar beneficiários que tiveram descontos irregulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que o atendimento de beneficiários que querem descobrir se foram vítimas, ocorre nas agências dos Correios e não nas unidades da Previdência Social.
Para quem prefere fazer online, no aplicativo Meu INSS, é necessário clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, aparecerá o nome da entidade e, também, as opções para que o beneficiário possa informar se autorizou de fato o débito.
Muitas das entidades que cravavam os descontos não tinham estrutura física, funcionários ou serviços reais.
QUAL COMUNICADO DO INSS?
A adesão ao acordo de ressarcimento é prática. O INSS abriu um prazo para que os aposentados formalizem a solicitação.
Sendo assim, segundo o comunicado oficial no portal Gov do INSS, o valor descontado indevidamente será restituído, sem precisar recorrer à Justiça.
Se você é aposentado e acredita ter sido prejudicado por descontos indevidos, não perca tempo e entre no processo de adesão ao acordo de ressarcimento do INSS.
Os canais seguem abertos até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Portanto, fique atento e não perca a contestação!

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, desde abril um dos maiores escândalos da história do Brasil foi a fraude do INSS.
- Atualmente os beneficiários já podem solicitar o ressarcimento de descontos indevidos realizados por associações em seus benefícios.
- Sendo assim, o Governo estipulou um prazo, portanto o quanto antes entre no app Meu INSS ou compareça a uma agência dos Correios.
AFINAL, QUAIS ATITUDES PODEM SUSPENDER OS PAGAMENTOS DOS APOSENTADOS?
Primeiramente, existem algumas atitudes que podem levar a suspensão do benefício pelo INSS:
- Dinheiro esquecido (Caso o aposentado não saque o benefício em 60 dias, o segurado poderá ter o pagamento devolvido ao INSS);
- Erros cadastrais (Não atualização dos dados cadastrais e/ou bancários);
- Erros na documentação (Pode ocorrer no preenchimento do requerimento, no envio e/ou ausência de documentação);
- Perícia não realizada (O beneficiário que não comparecer ao chamado do INSS, poderá receber ainda 6 meses o pagamento, mas após esse período o mesmo é suspenso);

“Desse modo, veja matéria completa sobre Caixa, BB e + cientes: Comunicado do Banco Central confirma proibição aos 60+ do INSS em 2025″.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br