Comunicado do INSS traz 1 atitude que cancela a aposentadoria em 2025

Alerta geral do INSS chega com 1 única atitude capaz de cancelar a aposentadoria de milhares de aposentados e pensionistas

23/05/2025 20h19

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Comunicado do INSS traz 1 atitude que cancela a aposentadoria em 2025 - Foto: Internet

Alerta geral do INSS chega com 1 única atitude capaz de cancelar a aposentadoria de milhares de aposentados e pensionistas

Não restam dúvidas de que aposentadoria do INSS é um dos benefícios mais queridinhos de milhões de brasileiros. Em suma, o pagamento chega como um verdadeiro alívio no bolso dos aposentados e pensionistas da autarquia do Governo Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, o que muitos não imaginam é que, existe uma facilidade gigantesca de também perder o benefício. Diante disso, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, traz à tona 1 atitude que cancela a aposentadoria em 2025.

Risco de perder aposentadoria

Em suma, a depender do tipo de aposentadoria que a pessoa recebe, existe risco de perder o benefício por continuar trabalhando. Ademais, caso a pessoa recebe aposentadoria por incapacidade permanente, antiga aposentadoria por invalidez, a mesma não pode mais exercer atividade remunerada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O motivo? Ocorre que esse benefício vem da hipótese de que a pessoa não tem mais condições de trabalhar. Logo, se ela exerce alguma atividade do gênero, poderá perder a aposentadoria.

Além disso, também deve ser tomado o máximo de cuidados a pessoa que embolsa a aposentadoria especial, concedida aos que exerceram suas atividades em condições prejudiciais à saúde. Em síntese, esse indivíduo não pode voltar a exercer atividades com os mesmos agentes nocivos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mais de R$3.000 de aposentadoria no INSS 2 passos para método infalível
Aposentadoria INSS (Foto: Reprodução/Internet)

Porém, se desejar, é possível trabalhar em outras atividades que não sejam nocivas, como as especiais, sem correr o risco de perder o benefício.

Referentes as aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e a aposentadoria programada, que passou a existir com a Reforma da Previdência, não impedem a pessoa de continuar trabalhando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acúmulo de benefícios

Em síntese, a pessoa aposentada que segue trabalhando, não possui nenhum benefício previdenciário, exceto a pensão por morte, caso seja dependente de outro segurado, como cônjuge ou companheiro, por exemplo.

Referente à pensão por morte, o aposentado não recebe o valor total de ambos os benefícios. Primeiro, ele deve escolher o mais vantajoso, de maior valor e que será recebido por completo. Ademais, o benefício terá uma redução, levando em conta as faixas baseadas no salário-mínimo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

· 60% do valor acima de um salário-mínimo, até o limite de dois salários-mínimos;

  • 40% do valor acima de dois salários-mínimos, até o limite de três salários-mínimos;
  • 20% do valor acima de três salários-mínimos, até o limite de quatro salários-mínimos;
  • 10% do valor acima de quatro salários-mínimos.
INSS 2 passos para aposentadoria antecipada de trabalhadores
2 passos para aposentadoria antecipada de trabalhadores (Foto: Reprodução/Internet)

Considerações finais

  • A aposentadoria por incapacidade permanente pode ser cancelada se o beneficiário voltar a trabalhar, já que o benefício pressupõe incapacidade laboral;
  • Aposentados pela modalidade especial não podem retornar a atividades com os mesmos riscos, sob risco de perder o benefício;
  • Em síntese, fiscalização do INSS pode cancelar benefícios em caso de irregularidades comprovadas;
  • Planejamento previdenciário é essencial para evitar perda do benefício ou redução de valores recebidos.

Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é INSS e para que serve?

Em suma, o INSS é uma autarquia federal que paga benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros. Ele é responsável por garantir a renda do trabalhador e de sua família em situações de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.