“Muita tristeza”: Comunicado decreta fim de restaurante nº1 e apelo por substituto é feito em MG após 20 anos

Restaurante nº1 de uma das cidades mais marcantes de Minas Gerais acaba de se despedir, deixando um legado de saudade e memória

11/04/2025 5h00

6 min de leitura

Imagem PreCarregada
Bar e Restaurante tradicional de Minas Gerais, MG fecha e anúncio por substituto é feito (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Gastronomia e identidade cultural dando adeus: Restaurante nº 1 de uma das cidades mais marcantes de Minas Gerais acaba de se despedir, deixando um legado de saudade e memória

Em Juiz de Fora, município de Minas Gerais, MG, a gastronomia é muito mais do que uma experiência sensorial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É um elo entre o passado e o presente, entre o campo e a cidade e entre a tradição e a inovação.

Bar da Fábrica recebia muitos artistas e músicos (Foto Reprodução/Instagram)
Bar da Fábrica recebia muitos artistas e músicos (Foto Reprodução/Instagram)

Ao longo das últimas décadas, a cidade consolidou sua fama como polo gastronômico regional, abrigando feiras, festivais e espaços que se tornaram verdadeiros pontos de referência cultural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todo esse protagonismo alimenta não apenas a economia local, mas também a alma de uma população que tem essa identidade como um de seus maiores orgulhos.

No entanto, no dia 03 de abril de 2025, um dos restaurantes mais amados e nº 1 da região, se despediu do Mercado Municipal, um dos pontos mais aclamados pelo público, após 20 anos de existência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Tal comunicado, o qual decretou o fim de uma era para a gastronomia da cidade, deixou milhares de clientes e amigos em choque.

Sendo assim, a partir de informações oficiais do portal Assessa.com, a equipe especializada em mercados e serviços do TV Foco traz abaixo os detalhes dessa despedida e o apelo para que o mesmo seja substituído.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Após 19 anos, Bar da Fábrica se despede do público:

Trata-se do tradicional Bar da Fábrica, o qual foi inaugurado ainda em setembro de 2004.

O bar nasceu como um anexo da antiga Peixaria Ice Fish e rapidamente tornou-se um símbolo da boemia, da música ao vivo e da valorização do patrimônio arquitetônico local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com suas paredes de tijolos à vista e o teto original da antiga Fábrica Têxtil Bernardo Mascarenhas, ele era um verdadeiro charme e chamava atenção de todos que ali passavam.

Em 20 anos de história, o Bar da Fábrica não foi apenas um restaurante. Foi palco de encontros, trincheira de artistas locais e refúgio afetivo para gerações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nota de agradecimento um frequentador em homenagem ao Bar da Fábrica pelo Instagram (Foto Reprodução/Instagram)
Nota de agradecimento um frequentador em homenagem ao Bar da Fábrica pelo Instagram (Foto Reprodução/Instagram)

Assim, seu encerramento deixou milhares de frequentadores em estado de choque, como evidenciam os inúmeros depoimentos emocionados nas redes sociais.

Declaração oficial:

A nota divulgada pelos administradores do bar não economizou na emoção. Através das redes sociais, eles não apenas evidenciaram a importância do local, como comunicaram o seu adeus:

”É com muita tristeza que a família BAR DA FÁBRICA vem aqui comunicar que o nosso querido bar terá suas atividades encerradas nas dependências do Mercado Municipal.

Agradecemos aqui a todos os amigos, clientes, colaboradores, fornecedores e principalmente aos músicos, artistas, técnicos e a todos que estiverem presentes nos piores e melhores momentos ao longo desses 20 anos que transformaram o BAR DA FÁBRICA em um dos melhores bares com entretenimento da nossa cidade”

Comunicado do Bar e Restaurante da Fábrica nas redes sociais (Foto Reprodução/Instagram)
Comunicado do Bar e Restaurante da Fábrica nas redes sociais (Foto Reprodução/Instagram)

A nota ainda faz referência ao início dessa história, que remonta a 1988 com a peixaria original, e presta homenagem ao movimento:

“Para falar do BAR DA FÁBRICA seriam necessários 37 anos, e não 20. Deixamos aqui um pouco da nossa história que começou no Mercado Municipal, 37 anos atrás, em 1988.

“Agradecemos aqui a todos os envolvidos no movimento “Mascarenhas, meu amor ” (1983); ao ex-prefeito Tarcísio Delgado (1983/1989);

Aos amigos concessionários e permissionários do Mercado Municipal e Pronta Entrega das Fábricas, que se reuniram e arcaram com todas as despesas na reconstrução do Mercado Municipal após o incêndio que destruiu o mesmo em setembro de 1991; em especial ao querido amigo Paulinho Gutierrez. Sem eles, não existiria o nosso amado mercado.

Apelo pela substituição:

Diante da repercussão, a Prefeitura de Juiz de Fora emitiu um comunicado oficial manifestando pesar e, como um apelo, destacou a importância do espaço para a cultura e o turismo locais.

De acordo com a nota, o local será disponibilizado por meio de licitação pública.

Ou seja, com o objetivo de encontrar um novo substituto gastronômico que mantenha a relevância simbólica e funcional do Bar da Fábrica.

Veja o comunicado na íntegra abaixo:

“O processo para ocupar um espaço ou loja no Mercado Municipal de Juiz de Fora foi realizado por meio de licitação na modalidade concorrência pública.

O Bar da Fábrica participou do processo, tendo vencido a disputa pelo mesmo espaço que ocupava anteriormente.

Após isso, chegou a assinar o termo de permissão para uso do espaço público. No entanto, no final de março, os representantes do Bar da Fábrica acabaram por oficializar a desistência do uso do espaço.

Vale lembrar que está em vigor novo processo de seleção de interessados para ocupar o espaço “Restaurante/Bar com Entretenimento.

Vale lembrar que está em vigor novo processo de seleção de interessados para ocupar o espaço “Restaurante/Bar com Entretenimento” e possui uma área de 184,08 metros quadrados, ou seja, trata-se da maior loja do novo mercado, um espaço mais versátil e espaçoso para o empreendimento.

O processo licitatório é na modalidade técnica, e poderão pleitear a vaga pessoas físicas ou jurídicas, e para participar os interessados deverão apresentar a documentação de habilitação e proposta técnica por meio eletrônico, pelo Portal de Compras Públicas.

O interessado, obrigatoriamente, deve estar credenciado no Portal.

O cadastro pode ser feito aqui. Os interessados têm até 10 minutos antes da abertura da sessão para anexar a documentação de habilitação e de proposta técnica.

A sessão de abertura da licitação será online pelo portal de compras públicas no dia 22 de maio às 9h30. Pedidos de esclarecimentos podem ser feitos até 19 de maio, pelo Portal de Compras Públicas. Acesse o edital na integra aqui e confira todos os detalhes.”

Quais são os impactos deixados pelo fim do Bar da Fábrica?

O encerramento das atividades do Bar da Fábrica deixa um vácuo difícil de preencher.

Mais do que o fim de um comércio, trata-se da perda de um dos últimos redutos de convivência pública com identidade histórica preservada.

A responsabilidade de manter esse legado agora recai sobre os ombros de quem vier a ocupar o espaço e sobre o poder público, que precisa garantir que o novo capítulo honre os anteriores.

Conclusão:

O Bar da Fábrica se despede, mas sua memória permanece entalhada no coração de Juiz de Fora.

Por 20 anos, o espaço foi muito mais que um bar, foi símbolo de resistência cultural. Seu fim não deve ser o fim da história, mas o ponto de partida para sua reinvenção.

Mas, para saber mais informações sobre outros empreendimentos, fechamentos e até mesmo falências, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.