Lula ciente: INSS comunica liberação de 2 presentões em julho aos aposentados e pensionistas

A espera acabou: INSS libera dois “presentões” por meio de dois importantes pagamentos em julho para aposentados e pensionistas.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS trará dois pagamentos em julho para aposentados e Lula está ciente (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Fabio Rodrigues-Pozzebom) )

A espera acabou: INSS libera dois “presentões” por meio de dois importantes pagamentos em julho para aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou a liberação de dois alívios financeiros importantes para aposentados e pensionistas, os quais podem ser vistos como “presentões” neste mês de julho:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambos os repasses ocorrem de forma direta na conta dos beneficiários, sem necessidade de ação judicial ou abertura de nova conta bancária.

Medida acertada:

Inclusive, a medida de ressarcimento foi definida após conciliação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e formalizada pelo Governo Federal, com a ciência do Presidente Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro Dias Toffoli foi quem convocou a audiência de conciliação e determinou que a reparação ocorresse de forma integral e com urgência.

Além disso, o presidente do INSS, Gilberto Waller, garantiu que cumprirá o cronograma e priorizará o reembolso para grupos vulneráveis, como:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O plano de pagamento, elaborado por:

Sendo assim, a partir de informações oficiais da autarquia, a equipe especializada em direitos previdenciários do TV Foco lista abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda os dois pagamentos previstos:

1. Pagamento mensal de julho:

Conforme ocorre todos os meses, o INSS manterá o cronograma regular de pagamentos, atendendo mais de 40 milhões de beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O crédito seguirá a data habitual:

O INSS organiza as datas conforme o número final do benefício, antes do dígito verificador. Dessa forma, o calendário segue uma ordem que facilita o pagamento.

Veja a tabela abaixo:

Benefícios acima de um salário mínimo:

2. Devolução de descontos ilegais:

Já o que chamamos de segundo “presente” aos segurados é a devolução dos valores cobrados indevidamente por entidades que agiram à margem da legalidade.

As investigações, iniciadas por denúncias de beneficiários e auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal, revelaram a existência de fraudes envolvendo associações que descontavam contribuições sem autorização formal dos aposentados.

Os casos envolvem assinaturas falsificadas e contratos desconhecidos pelos segurados.

Estima-se que os prejuízos possam chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Além disso, o governo bloqueou R$ 2,8 bilhões das contas de 16 entidades investigadas para garantir os pagamentos Conforme podem ver por aqui*.

Quem tem direito à devolução do INSS?

Têm direito ao reembolso os aposentados e pensionistas que:

O INSS fará o ressarcimento em três lotes:

MAS ATENÇÃO! O pagamento será automático, desde que o beneficiário já tenha registrado a contestação no sistema.

Como registrar a contestação?

Quem ainda não formalizou o pedido deve fazê-lo por um dos seguintes canais:

Documentos exigidos:

Como será feita a devolução dos valores descontados indevidamente pelo INSS?

Em suma, os valores serão creditados diretamente no benefício.

No entanto, o total a ser devolvido dependerá do valor mensal descontado e do período em que o desconto ocorreu.

MAS ATENÇÃO! Se a quantia ultrapassar o teto mensal de pagamento, o INSS poderá parcelar o ressarcimento.

Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou que haverá correção monetária com base no IPCA-E.

Conclusão:

Em resumo, o mês de julho marca um passo importante na reparação de fraudes cometidas contra aposentados e pensionistas brasileiros.

O INSS assume a responsabilidade de devolver os valores subtraídos indevidamente, com cronograma definido e sem burocracia.

Inclusive, os pagamentos mensais seguem normalmente, enquanto essa devolução dos descontos ilegais corrige um erro histórico.

Assim, resta aos segurados agora acompanharem seus extratos e garantirem que seus direitos sejam plenamente respeitados.

Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile