15 anos de contribuição e aos 55 anos: Comunicado do INSS traz 2 vitórias em aposentadoria popular

Portal oficial do Instagram do INSS mostra como milhares de brasileiros conseguem garantir a aposentadoria com 15 anos de contribuição e aos 55 anos ou 60 anos
Neste ano de 2024, o INSS garante o pagamento da aposentadoria, que varia entre R$ 1.412 até R$ 7.786,02, para milhares de brasileiros. Além de outros benefícios, como BPC, auxílio-doença, auxílio-maternidade e mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta da Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, o Instituto Nacional do Seguro Social estabelece novas regras para garantir a aposentadoria.
Por exemplo, no ano de 2024, a regra da idade mínima exige 65 anos e 35 anos de contribuição para os homens e 62 anos e 30 anos de contribuição para as mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, existem outras modalidades para garantir a aposentadoria do INSS. No último sábado, 31, o portal oficial do Instituto publicou um comunicado no Instagram oficial sobre o assunto.
Em um vídeo, o Instituto Nacional do Seguro Social mostrou como milhares de brasileiros podem garantir a aposentadoria com apenas 15 anos de contribuição e aos 55 anos de idade com uma modalidade popular: a aposentadoria por idade do trabalhador rural.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Atualmente, existem milhares de trabalhadores rurais no país, mas poucos sabem quais são as regras para a modalidade do INSS. O vídeo mostrou o passo a passo para garantir o benefício. Veja as 2 vitórias:
- Comprovação de no mínimo 180 meses;
- 15 anos de atividade como trabalhador rural;
- Idade mínima é de 60 anos para homens e 55 para mulheres.
Quem pode se beneficiar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Segurado especial;
- Empregados rurais;
- Trabalhadores avulsos rurais;
- Contribuintes individuais rurais prestadores de serviço.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Caso a pessoa não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário como segurado especial, o cidadão poderá realizar a aposentadoria híbrida.
Neste caso, o trabalhador poderá solicitar o benefício com a mesma idade dos trabalhadores urbanos, somando o tempo de trabalho como segurado especial (rural) ao tempo de trabalho urbano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os trabalhadores rurais podem solicitar o benefício do INSS à distância, ou seja, não é necessário o comparecimento presencial nas unidades das agências.
Porém, o atendimento presencial poderá ser solicitado para eventual complementação de alguma informação ou apresentação de documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Documentos que poderão ser solicitados:
- Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
- Documentos referentes às relações previdenciárias, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês de recolhimento de contribuição ao INSS, formulários de atividade especial, documentação rural, etc.

Comunicado do INSS sobre aposentadoria rural (Foto: Reprodução / Instagram)

Trabalhador rural (Foto: Reprodução / Freepik)

Previdência Social (Foto: Reprodução / Globo)
Como falar diretamente com atendente do INSS?
Para falar com um atendente do INSS, basta ligar no número 135. Mas, lembre-se, o instituto não liga ou envia e-mail para os segurados para pedir documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou informações pessoais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.