INSS convoca lista de aposentados e pensionistas para entrar com recurso e conseguir acessar a um saque extra
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, através das suas redes oficiais, uma convocação para que aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios não deixem de entrar no acordo de ressarcimento.
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A orientação é que os beneficiários entrem no aplicativo Meu INSS ou compareçam a uma agência dos Correios para confirmar a adesão.
De acordo com o INSS, mais de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas já receberam R$ 1,084 bilhão de volta. Outros 2,5 milhões estão aptos a receber os valores, bastando aceitar o acordo administrativo, sem necessidade de entrar na Justiça.
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Conforme muitos já sabem, esses descontos indevidos ocorreram entre março de 2020 e março de 2025, executados por associações e entidades investigadas.
Sendo assim, esse crédito extra faz parte da medida provisória assinada em julho, que liberou R$ 3,31 bilhões para pagamento desses acordos.
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Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) bloqueou R$ 2,8 bilhões em ativos de associações, pessoas físicas e empresas envolvidas, garantindo recursos para o ressarcimento sem impacto no orçamento primário do governo.
Com base nesses dados, trazemos hoje (15) mais informações de como esses prazos estão funcionando, onde fazer a contestação e, por fim, o que fazer em caso de resposta do INSS.
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Como funcionam os pagamentos e prazos?
Os ressarcimentos começaram em 24 de julho, em parcela única, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e são depositados diretamente na conta do benefício.
Além disso, os pagamentos seguem a ordem de adesão, ou seja, quem confirmar o acordo primeiro, recebe primeiro.
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A contestação de descontos indevidos permanece aberta até 14 de novembro de 2025, e a adesão continuará disponível mesmo após essa data.
Quem pode aderir ao acordo do INSS?
Podem aderir aposentados e pensionistas que registraram contestação e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis.
A adesão é gratuita e permite que o beneficiário consulte previamente o valor que tem a receber.
Os canais de adesão são:
- Aplicativo ou site Meu INSS;
- Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios.
Inclusive, a central telefônica 135 oferece apenas informações e suporte para contestação, não realiza adesão.
Como aceitar pelo aplicativo Meu INSS?
- Acesse o aplicativo com CPF e senha;
- Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” para cada pedido;
- Role até o último comentário, leia com atenção e selecione “Sim” em “Aceito receber”;
- Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
Processo até a adesão:
- Registrou a contestação do desconto indevido;
- Aguarda 15 dias úteis por resposta da entidade;
- Se não houver retorno, o sistema libera a opção de adesão ao ressarcimento.
E quem recebeu resposta da entidade?
Nesses casos, os documentos ainda estão em análise.
Sendo assim, o beneficiário será notificado e poderá aceitar, contestar por suspeita de falsidade ou recusar a assinatura.
Se contestar, a entidade tem cinco dias úteis para devolver os valores.
Caso não haja devolução, o INSS orienta medidas judiciais com apoio das Defensorias Públicas estaduais.
Mas, para saber mais informações do INSS, clique aqui. *