Comunicado do Nubank: É possível cancelar um PIX em 2025?

Nubank esclarece se é possível, ou não, cancelar um Pix em 2025; Saiba como funciona o sistema e os cuidados antes de transferir
Conforme todos já sabem, o Pix se consolidou como o principal meio de pagamento no Brasil, revolucionando a forma como milhões de pessoas transferem dinheiro. A agilidade e a gratuidade fizeram com que ele rapidamente substituísse métodos tradicionais como TED e o findado DOC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, justamente por ser instantâneo, muitas dúvidas surgem em momentos de imprevisto: em 2025, afinal, É possível cancelar um Pix? Neste contexto, um comunicado, publicado no site oficial do Nubank, esclarece que não, um Pix confirmado e enviado não pode ser cancelado.
Além disso, o Banco Central criou o sistema para garantir transferências imediatas, sem possibilitar reversão automática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso significa que, após o cliente inserir os dados, confirmar o valor e validar com sua senha, o dinheiro sai da conta em questão de segundos e chega ao destinatário.
Inclusive, esse sistema foi adotado para aumentar a rapidez e a segurança das transações.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mas, algumas modalidades e exceções permitem cancelar a transação; Veja abaixo:
Quando existe possibilidade de cancelamento do PIX:
- Pix agendado: Se o cliente programou um Pix para o futuro, é possível cancelá-lo até a data de execução. O cancelamento pode ser feito diretamente pelo aplicativo, em poucos passos: acessar a seção de Pix ou Pagamentos, localizar o agendamento e confirmar a exclusão;
- Pix devolvido: Quem recebeu um valor por engano pode devolver a quantia pelo próprio aplicativo. O recurso de devolução é simples e está disponível para qualquer usuário. Basta selecionar a transação recebida e tocar em “Devolver”;
- Mecanismo Especial de Devolução (MED): O Banco Central criou esse mecanismo e permite acioná-lo em caso de suspeita de fraude, golpe ou erro operacional. Nessas situações, o cliente abre um chamado no aplicativo do Nubank e a equipe analisa a solicitação.
A devolução, no entanto, depende de avaliação e da disponibilidade do saldo na conta do recebedor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, e quando a pessoa envia o PIX para o destinatário errado? Ela pode recuperá-lo?
Agora, se o cliente realizou um Pix para a pessoa errada ou com valor incorreto, a primeira ação recomendada é entrar em contato diretamente com o destinatário e solicitar a devolução.
Caso não seja possível, a orientação é registrar a ocorrência no aplicativo e aguardar a análise pelo MED.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante reforçar que, por se tratar de um sistema regulado pelo Banco Central, o Nubank segue todos os protocolos obrigatórios para dar suporte em casos de falha ou fraude.
Quais cuidados eu devo ter antes de fazer um Pix?
Para evitar transtornos, o Nubank orienta que todos os clientes adotem medidas simples antes de finalizar a transferência:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Verifique com atenção o nome e a instituição do destinatário exibidos na tela de confirmação;
- Confira se o valor digitado está correto;
- Evite realizar transações em locais públicos ou com distrações;
- Prefira usar chaves Pix salvas na agenda do aplicativo para reduzir riscos de erro.
Mas, para saber sobre mais sobre o PIX, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.