Comunicado oficial crava o que acontecerá com quem tem dívidas há mais de 5 anos na Serasa

O Serasa é um dos principais órgãos de proteção ao crédito dos brasileiros
Muitos acreditam que as dívidas no Serasa “caducam” após 5 anos, levando-os a pensar que, após esse período, não existem mais motivos para preocupação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a Serasa explica essa crença, detalhando o que realmente acontece com os débitos nesse intervalo.
A partir de informações do portal FDR e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora sobre um comunicado oficial da Serasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a anulação de dívidas com mais de 5 anos tem sua base no Código de Defesa do Consumidor e na legislação brasileira sobre prescrição de dívidas.
Ocorre que o sistema judiciário do Brasil atravessa um aumento de processos sobre a possibilidade de cobrar dívidas prescritas e o uso de sites como Serasa Limpa Nome e Acordo Certo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Essas ferramentas trabalham como mediadoras entre devedores e credores, com acesso opcional pelo cliente ao fornecer dados pessoais e senha cadastrada.
De acordo com dados do mapa de inadimplência e negociação de dívidas no Brasil, elaborado pelo Serasa, apontavam até maio deste ano, que cerca de 72 milhões de brasileiros estavam inadimplentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

AFINAL, A DÍVIDA CADUCA APÓS 5 ANOS?
Quando as dívidas na Serasa alcançam o marco de cinco anos sem pagamento, elas são consideradas prescritas.
A prescrição, portanto, transforma uma obrigação jurídica em obrigação moral. Não tira o direito em si, apenas a chance de defendê-lo judicialmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, em princípio, a cobrança extrajudicial de dívidas prescritas seria legal e possível.
Mesmo que a obrigação tenha “caducado”, as cobranças podem ser efetuadas. Desse modo, chamadas telefônicas, correspondências e outros meios de comunicação podem acontecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma dívida com mais de 5 anos não liquidada continua válida. Apesar do nome ficar “limpo”, esse cidadão não conseguirá mais crédito na empresa que ele deixou de pagar.
Portanto, é essencial estar ciente de que uma dívida com mais de 5 anos ainda pode ser cobrada, mesmo que não resulte em negativação.

QUAL É A SOLUÇÃO PARA QUEM TEM DÍVIDAS?
Entretanto, se o seu nome foi parar na lista da Serasa e acabou ficando sujo, não fique desesperado.
Acontece que a plataforma está oferecendo descontos surpreendentes. Desse modo, os descontos chegam a 90% em alguns casos.
Vale pontuar que a iniciativa visa facilitar a vida de quem está com dificuldades de quitar suas dívidas e quer voltar a ter um bom nome na praça.
A plataforma Serasa Limpa Nome possibilita um ambiente seguro para transações, empregando métodos de pagamento confiáveis como PIX e boletos bancários.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Para quem tem o nome sujo sabe que é impossível ter uma liberdade financeira. Entretanto, para quem tem uma dívida há mais de 5 anos, ela prescreve.
- Assim, você não precisa se preocupar. Mas, para quem quer acabar o problema, a Serasa tem a solução.
“Veja matéria completa sobre mais notícias sobre a Serasa“.

Serasa e foto ilustrativa de dívidas - Foto: Internet

Pessoas contando dívidas, logo Serasa e notas de cem reais (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

Serasa emitiu um alerta para todos com o CPF irregular (Reprodução: Serasa/Divulgação)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br