Comunicado sobre aposentadoria do INSS traz 7 atitudes que te liberam apenas 1 salário mínimo em 2025

Aviso chega aos beneficiários do INSS sobre aposentadoria em 2025 e traz nada menos que 7 atitudes que liberam só 1 salário mínimo na conta

12/09/2025 18h09

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS (Reprodução: Montagem TV Foco)

Aviso chega aos beneficiários do INSS sobre aposentadoria em 2025 e traz nada menos que 7 atitudes que liberam só 1 salário mínimo na conta

Os idosos com mais de 60 anos de idade, são agraciados por lei com uma série de benefícios, principalmente, por conta da vulnerabilidade. Assim, o INSS garante a aposentadoria para esse grupo e ainda traz mais 5 benefícios excelentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E falando em benefício, um comunicado sobre a aposentadoria do INSS traz 7 atitudes que liberam apenas 1 salário mínimo em 2025. Ademais, as informações são de acordo com a advogada previdenciarista Ingrid Magalhães.

Apenas 1 salário mínimo

Em suma, há 7 sinais que mostram quem irá se aposentar com apenas um salário mínimo e todos precisam estar cientes disso,

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Muita gente abre um MEI só pra “pagar INSS”. O problema é que o MEI paga apenas 5% do salário mínimo (em 2025, R$ 1.518,00). Se você nunca contribuiu de outra forma, a regra é clara: sua aposentadoria será só 1 salário mínimo;
  2. Tem quem contribui no código 1406 (facultativo/dona de casa) ou 1007 (autônomo). Paga 20%, mais caro, mas sempre sobre o salário mínimo. Pode até dar direito a uma regra de transição e adiantar a aposentadoria. Mas não garante valor acima do mínimo.
  3. Outros usam só os códigos 1929, 1473 ou 1163 (11% sobre o salário mínimo). Se for a vida toda assim, vai se aposentar só com 1 salário mínimo. Exceções existem? Sim, se já teve carteira assinada ou contribuições maiores. Mas se não, é salário mínimo.
  4. Qualquer problema de saúde que possa ser considerado deficiência pode dar direito à aposentadoria da pessoa com deficiência. Essa regra pode ser sem desconto e pode render um benefício bem maior que um salário mínimo. E muita gente não faz ideia disso.
  5. Quem trabalhou em ambiente perigoso ou insalubre pensa só na aposentadoria especial. Mas o que quase ninguém faz é usar esse tempo especial como tempo comum. Isso pode adiantar a aposentadoria e aumentar o valor do benefício.
  6. Tem gente que aumenta a contribuição faltando dois anos pra se aposentar, acreditando que vai subir o valor. Mito. O cálculo considera a média desde 1994. Na prática, gastou mais e continua no mínimo.
  7. No seu histórico do INSS aparece o indicador PEXT? Isso significa que falta comprovar algum vínculo de trabalho. Se você não resolver, esse tempo pode simplesmente não entrar na aposentadoria.

O INSS é opcional?

Em suma, a obrigatoriedade de pagar ou não o INSS depende da situação de cada pessoa. Quem exerce atividade remunerada, como empregados e autônomos, é obrigado contribuir, sem precisar se manifestar.

Todavia, há os segurados facultativos, que optam por contribuir por conta própria, e os segurados especiais (produtores rurais e pescadores artesanais), cujas contribuições são específicas.

Por fim, veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.