Comunicado decisivo sobre o 14º salário do INSS revela real sobre liberação do abono a aposentados

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/09/2024 22h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Alerta ao 14° salário do INSS (Foto: Montagem)

Aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem veredito a respeito do pagamento do 14° salário e é isso que de fato está em vigor em 2024

Muitos aposentados do INSS sonham em receber o 14° salário. Vale destacar que sempre é um tópico que vem à tona e muitos se perguntam se de fato eles vão receber. Atualmente, o que está em vigor é o pagamento do 13° salário, que é pago tanto para o segurados, quanto para trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a verdade sobre o pagamento do 14° foi esclarecido pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Durante uma entrevista ao jornal O GLOBO, ele esclareceu que a liberação desse tipo de benefício não seria bom para as contas do Governo Federal, logo, atualmente ele não pode se tornar uma realidade.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta”, disse ele na entrevista que foi publicada em 6 de março de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que o PL 4367/2020 tinha o objetivo de criar, de forma excepcional, para os anos de 2020 e 2021, um abono anual (14º salário) em favor dos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social, mas, ele acabou não vingando e acabou sendo apenas uma esperança de quem teria direito a receber esse benefício do INSS.

Mas, ele expôs na ocasião uma boa notícia para quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada). Carlos Lupi destacou na época que iria propor o pagamento de um 13° permanente a essa faixa. Esse benefício contempla idosos e pessoas com deficiência e na lei atual, eles ainda não recebem o benefício.

“Meu desafio são as perícias médicas, cuja fila está muito grande. Só no Nordeste são 661 mil na fila, 50% da nossa fila. Na fila do BPC, tem 473 mil, e do auxílio-doença, 574 mil. Ou seja, quase um milhão depende de perícia. Por isso, o meu projeto do mutirão”, comentou o ministro na época.

Na ocasião ele ainda citou qual era o plano do governo para atender a demanda: “Vou deslocar peritos das capitais do Nordeste para o interior, onde tem a maior fila. Estamos nos acertos finais para começar neste mês. A medida provisória que autoriza o bônus está para sair a qualquer momento. O bônus ajuda porque é uma maneira de incentivar o perito a se deslocar”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS TEM QUANTOS SEGURADOS?

Segundo dados do Governo Federal, hoje a Previdência Social atende mais de 39 milhões de pessoas. São pagos aposentadorias, pensões e também alguns auxílios a apresentadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.