Alerta HOJE (6/5): INSS emite comunicado sobre suspensão no pagamento de beneficiários 60+ em 2025

O INSS é o órgão responsável pelos pagamentos de diversas aposentadorias e pensões
Alerta HOJE (6/5): INSS emite comunicado sobre suspensão no pagamento de beneficiários 60+ em 2025, ou seja, notícia que interessa os milhares de aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal CNN Brasil e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora sobre o ressarcimento para grupos de idosos 60+.
A Corregedoria-Geral do INSS abriu 12 Processos Administrativos de Responsabilização para investigar irregularidades cometidas por associações e sindicatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, as instituições realizavam descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. Todos eles foram SUSPENSOS e não constam mais no extrato de pagamentos dos beneficiários.
De acordo com a PF, a investigação identificou um esquema de irregularidades associadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre diversos benefícios.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
De acordo com o governo, a CGU identificou que as entidades não tinham estrutura para prestar os serviços que ofereciam aos beneficiários e que, grande parte não havia autorizado os descontos.
AFINAL, QUAIS ENTIDADES FORAM AUTUADAS?
Desse modo, os processos foram abertos contra as seguintes entidades:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ambec – Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos;
- CBPA – Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura;
- CAAP – Caixa de Assistência aos Aposentados e Pensionistas;
- APDAP Prev – Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas;
- ASABASP – Associação de Suporte Assistencial e Beneficente para Aposentados, Servidores e Pensionistas do Brasil;
- AAPEN (APPN Benefícios);
- AAPPS – Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social;
- AAPB – Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil;
- ASBrapi – Associação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos;
- Cebap – Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas;
- Unaspub – União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos;
- APBrasil – Associação no Brasil de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social;

COMO ACONTECERÁ O RESSARCIMENTO PARA AS VÍTIMAS DO INSS?
Segundo o Governo, os aposentados que identificarem desconto indevido de mensalidade associativa no extrato de pagamentos podem pedir a exclusão do débito.
Sendo assim, isso ocorre de forma automática através do aplicativo ou site “Meu INSS”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que o ressarcimento dos valores de beneficiários lesados pelo esquema de fraude será feito via benefício e de forma automática.
“Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou em entrevista à CBN.
De acordo com o presidente, o valor será creditado na mesma conta em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
“Sob ordem do Ministério da Previdência, o INSS suspendeu descontos de mensalidades associativas em folhas de pagamento de benefícios previdenciários na última semana”, pontuou.
Portanto, a devolução dos valores ainda não tem data para acontecer. Waller destacou que o presidente Lula pediu agilidade nas ações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- O fato é que uma bomba chocou a todos nos últimos dias, com a fraude do INSS que atinge em cheio milhares de beneficiários.
- Desse modo, levantamento feito pela CGU, identificou que beneficiários do INSS registraram reclamações sobre descontos indevidos.
- Portanto, valores eram descontados sem consentimento dos beneficiários. Desse modo, reclamações realizadas contra 12 associações suspensas pela Justiça após a operação da PF.
- Sendo assim, os aposentados que tiveram descontos indevidos receberão o ressarcimento diretamente no pagamento do benefício.

“Desse modo, veja matéria completa sobre comunicado emergencial do INSS sobre INDENIZAÇÃO aos 60+”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br