Confira oito novelas que salvaram a audiência da Globo nos últimos cinco anos


Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) em “Cheias de Charme”
(Foto: Globo/Matheus Cabral)
Ao longo dos anos, os diversos horários de novelas da Globo passaram por quedas de audiência, e em meio a tudo, surgiram tramas que salvaram a emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as tramas que reergueram os índices da Globo, estão histórias de autores experientes, como Aguinaldo Silva, mas os novatos dominam a lista. Entre eles, estão os nomes de Daniel Ortiz, Felipe Miguez e Isabel de Oliveira e, Paulo Halm e Rosane Svartman, autores de “Totalmente Demais”.
Confira a seguir uma lista com oito novelas que salvaram a audiência da Globo nos últimos cinco anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fina Estampa
Em 2011, “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva, levantou o horário das nove da Globo, que vinha em baixa desde “Caminho das Índias” (2009), e fechou com média geral de 39 pontos, três a mais que a antecessora, “Insensato Coração”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Amor à Vida
Depois da enorme queda tida com “Salve Jorge” – que caiu cinco pontos em relação a “Avenida Brasil” -, “Amor à Vida” conseguiu reerguer a faixa das 21h em 2013, com média geral de 36 pontos. Mesmo não atingindo a média do horário, a trama de Walcyr Carrasco elevou dois pontos de sua antecessora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Império
Após o enorme fracasso de “Em Família”, em 2014, “Império” chegou fez a principal faixa de novelas da Globo crescer, fechando com média geral de 33 pontos. O folhetim de Aguinaldo Silva também não atingiu a meta do horário, mas teve índice três pontos superior ao registrado por sua antecessora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cheias de Charme
Novela de Felipe Miguez e Isabel de Oliveira, “Cheias de Charme” foi um fenômeno de audiência, em 2012. A trama que conquistou os brasileiros com as “empreguetes” teve média geral de 30 pontos, fazendo a faixa das 19h crescer cinco pontos em relação a antecessora, “Aquele Beijo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alto Astral
Apesar de não ter sido um sucesso de audiência, “Alto Astral”, do estreante Daniel Ortiz, conseguiu estancar a queda de audiência do horário das sete que vinha desde o final de “Cheias de Charme”. A trama fechou com 22 pontos de média geral, elevando três pontos da antecessora, “Geração Brasil”.
Totalmente Demais

Arthur (Fábio Assunção), Eliza (Marina Ruy Barbosa) e Jonatas (Felipe Simas)
(Foto: Globo/Artur Meninea)
Novela que terminou nesta semana, “Totalmente Demais” fez a audiência da Globo disparar na faixa das 19h, e alcançou 27 pontos de média geral, dois pontos maior que a meta do horário e, quatro a mais que “I Love Paraisópolis”, sua antecessora.
Cordel Encantado
Sucesso de audiência, “Cordel Encantando” reergueu o horário das seis, em 2011. O folhetim de Thelma Guedes e Duca Rachid conquistou média geral de 26 pontos, número três pontos maior que a antecessora, “Araguaia”.
Sete Vidas

Isabelle Drummond e Michel Noher nas gravações de “Sete Vidas na Patagônia Argentina (Foto: João Miguel Júnior)
Novela de Lícia Manzo, “Sete Vidas” não foi nenhum sucesso de audiência, mas estancou a pior crise de audiência da história do horário das seis. A trama teve 19 pontos de média geral, dois pontos superiores a antecessora, “Boogie Oogie”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.