LIBERADO: Confirmação chega HOJE (17) para os milhares que não receberam NADA de restituição do imposto de renda

Melhor notícia acaba de chegar a milhares de brasileiros que não receberam nada da restituição do imposto de renda
E uma excelente notícia chega hoje (terça-feira-17) a milhares de brasileiros que ficaram de fora da lista de pagamento da restituição do Imposto de Renda (IR) que ocorre todos os anos no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações divulgadas pelo Catraca Livre, contribuintes que regularizaram suas respectivas situações junto à Receita Federal e que ainda não receberam NADA dessa restituição devida terão os valores disponibilizados AGORA em outubro.
Inclusive essas informações foram confirmadas pelo próprio Fisco* em meio a uma nota oficial: “Teremos lote residual em outubro com os contribuintes que regularizarem sua declaração deste exercício e dos exercícios anteriores”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*O termo fisco refere-se ao Estado como gestor do Tesouro público no que diz respeito a questões financeiras, económicas, patrimoniais e, especialmente, tributárias

Acaba de chegar melhor notícia para quem não recebeu nada da restituição do Imposto de Renda (Foto Reprodução/Internet)

A falta de pagamento da restituição pode ser ocasionada pela temida malha fina do Imposto de Renda (Foto Reprodução/Internet)

Quem regularizar sua situação receberá os devidos valores até o fim de outubro (Foto Reprodução/Internet)
Mais sobre o assunto
Ainda de acordo com o portal, é estimado que esses pagamentos sejam feitos até o fim de outubro, conforme o procedimento padrão da Receita Federal. No entanto, os montantes e quantidades específicas ainda não se tornaram públicos.
Após o processamento do quinto lote, a Receita inicia a consolidação das declarações anteriormente retidas em malha fina, mas que foram DEVIDAMENTE regularizadas pelos contribuintes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Além disso, o Fisco apresentou o Projeto Cartas, um programa destinado a notificar contribuintes que irão efetuar ajustes em suas declarações. Aproximadamente 400 mil pessoas autorizadas tais notificações até 16 de outubro.
Consequentemente, os contribuintes que aguardaram a restituição, mas ainda não a recebidos, deverão realizar uma análise minuciosa a fim de identificar se suas declarações estão sob revisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atenção!
Mas ATENÇÃO! Os erros e incongruências nas declarações poderão resultar em avaliações financeiras e, em casos extremos, podem chegar a ponto de uma acusação de delito fiscal*.
* Os crimes tributários são aqueles definidos pela Lei 8.137 de 1990 e preveem fraudes no valor dos tributos devido ao Estado. Eles envolvem ações de ordem tributária, econômica e aquelas contrárias às relações de consumo, como sonegação de impostos.
Ao detectar discrepâncias entre as informações declaradas e seus próprios registros, a Receita adota a primeira medida de comunicar que existe uma incompatibilidade e descreve qual pendência precisa ser esclarecida através de seu sistema de suporte eletrônico, o e-CAC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer nesse caso?
O imposto que se encontra nessa situação deve acessar uma plataforma para verificar se sua declaração foi processada ou está sob análise em malha fiscal. Para verificar o status do documento, siga os passos a seguir:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o e-CAC (conforme site linkado na matéria)
- Escolha a opção “Minha Declaração de Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”
- Posteriormente, clique na guia “Processamento”
- Opte pela categoria “Inconsistências de Malha”
- Ali, você pode conferir se sua declaração está em análise e ainda entender o motivo pelo qual ela foi retida.
Outra via de comunicação da Receita Federal está disponível na “Caixa Postal” dentro do e-CAC. Para acessá-la, vá até sua página no e-CAC, selecione a aba “Outros” e, em seguida, clique em “Caixa Postal”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.