Venda à rival confirmada pela Globo: A decisão drástica da Uber ao dar adeus em país após forte concorrência

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/09/2023 13h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Uber toma medida drástica em país, após não suportar concorrência (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

A Uber tomou uma medida drástica e deu adeus em um país após nao resistir à concorrência

Era o ano de 2018, mais precisamente no dia 26 de março, quando o G1- portal de notícias da Globo– noticiou que a Uber, que um dos principais aplicativos de mobilidade urbana anunciou a venda de suas atividades em país após não suportar a concorrência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O país em questão se localiza no sudeste asiático, e o rival que fez a Uber tomar essa atitude drástica foi o Grab, um dos aplicativos de mobilidade mais fortes da Ásia.

O acordo representava uma nova saída da empresa norte-americana de um mercado internacional muito competitivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uber vendeu suas atividades no sudeste asiático, em 2018, para a sua rival Grab (Foto Reprodução/Internet)

A venda

A Grap, por sua vez, adquiriu as operações de transporte e de entrega de comida da Uber no sudeste asiático. Em troca, a Uber receberia uma fatia de 27,5% da Grab.

Para a Uber, essa ação foi a  maior saída de um mercado no qual, como mencionamos acima, a mesma  enfrentava uma grande concorrência, exatamente no momento que o CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, tentava limitar as importantes perdas e superar uma série de escândalos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Dara Khosrowshahi, CEO do Uber (Foto Reprodução/Internet)

Dara Khosrowshahi, CEO do Uber (Foto Reprodução/Internet)

Após outra dura batalha na Ásia, a Uber vendeu no ano de 2016 suas atividades na China para a rival Didi Chuxing, em troca de uma participação, e no ano passado a empresa americana anunciou uma fusão na Rússia com o grupo de internet Yandex.

O acordo com a Grab foi bem similar ao assinado com a Didi e colocou fim nos anos de luta por uma parte do mercado do sudeste asiático, uma região com 650 milhões de habitantes e uma classe média em expansão:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A aquisição marca o início de uma nova era”– Afirmou o CEO da Grab, Anthony Tan na época

Apesar dos pesares …

Apesar da situação parecer completamente adversa, na época, Khosrowshahi destacou algumas vantagens que a Uber conseguiu adquirir com o cenário:

“Este acordo é uma prova do excepcional crescimento da Uber no sudeste asiático nos últimos cinco anos. Isto nos ajudará a trabalhar com mais empenho em nossos projetos de crescimento.”

Como parte do acordo, o CEO da Uber integrará o conselho de administração da Grab.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é a Grab?

De acordo com o portal 55 Content, o aplicativo Grab foi fundado em junho do ano de  2012, por Anthony Tan e Tan Hooi Ling, com o nome de My Teksi.

No ano de 2016, a empresa passou a se chamar apenas Grab e a englobar muitos serviços oferecidos quanto a mobilidade e conveniências, e ainda  lançou o GrabChat, um aplicativo de mensagens para passageiros e motoristas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grab tem grande força no continente asiático (Foto Reprodução/Internet)

Grab tem grande força no mercado asiático (Foto Reprodução/Internet)

Este também foi o ano em que a empresa deixou de ser exclusivamente do ramo de transportes e lançou o GrabPay, uma plataforma de pagamentos online para comerciantes terceirizados.

Dois anos depois, a Grab fundiu-se com as operações da Uber no Sudeste Asiático.

E os lançamentos não pararam por aí. No ano de 2018, a empresa lançou mais três categorias:

GrabFood: delivery de comida;
GrabExpress: serviço de correio;
Grab Financial: pagamentos, seguro e financiamento.

No fim de 2019,  a empresa anunciou uma parceria com Careem e JapanTaxi.  Sendo assim, os usuários do Oriente Médio e do Japão poderiam reservar viagens usando o app da Grab nestas localizações.

Atualmente, o Grab atua em 8 países diferentes e em quase 340 cidades e regiões metropolitanas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.