Situação confirmada pelo Jornal da Globo aterroriza milhares de brasileiros e situação é essa
E o G1, portal de notícias da Globo, confirmou uma notícia, envolvendo o INSS, que anda aterrorizando milhares de brasileiros e essa situação merece atenção total de todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque alguns aposentados estão sofrendo com cortes do benefício do INSS, como foi o caso de A.J.S, morador de Monte Mor (SP), que recebia a aposentadoria por incapacidade permanente* desde 1992, mas, depois de cerca de 30 anos, viu o benefício ser cortado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
* É um benefício devido ao segurado permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com o parecer da Perícia Médica Federal realizada no INSS.
Assim como E.Z, de Indaiatuba (SP), que viveu uma situação semelhante ao perder o mesmo auxílio depois de 20 anos recebendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa situação, como mencionamos acima, tem gerado terror em milhares de beneficiários do INSS que não estão entendendo os motivos que culminaram nisso.
Pensando nisso, a EPTV, afiliada da TV Globo, entrou em contado com um especialista, o advogado Cássio Ávila, para sanar as dúvidas e para que a população entenda o que está realmente acontecendo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do IPVA: Nova lei de trânsito vigente garante a isenção do tributo a milhares de condutores da Uber e 99
● Anúncio de Haddad ao garantir aumento no salário mínimo para 2026 e adeus aos R$1518
● Leila superada no Palmeiras: bilionário com fortuna de R$ 198B assume o topo como dono nº1 de time brasileiro
Por dentro do assunto
De acordo com Ávila, o benefício realmente pode, sim, ser cortado quando os beneficiários não seguem as orientações do INSS.
O especialista ainda frisou que as pessoas se confundem com o fato de ter um benefício por invalidez permanente aprovado e, por conta disso, acreditarem que não exista mais precisão de comparecer presencialmente ao INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, isso é um equívoco, pois elas precisam SIM passar por algumas perícias periódicas e, dentro dessas perícias, eventualmente possam ser indicadas a um programa de reabilitação.
“O ato de não comparecer em uma perícia, ou não seguir as orientações ali dadas pelo próprio INSS, esse benefício pode, sim, ser cortado.”– Informou ele
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Função da reabilitação
Esse programa de reabilitação tem o objetivo de recolocar beneficiários no mercado de trabalho.
Ainda de acordo com ele, as pessoas também confundem achando que essa reabilitação se trata apenas da saúde física, mas na maioria das vezes, ela tem foco mesmo na aprimorarão profissional afim de atender o mercado.
Afinal de contas, apesar de acidentes graves ou doenças, a vida da pessoa continua e é necessário que ela consiga exercer funções normalmente: “A ideia do INSS é permitir que essas pessoas possam novamente exercer o trabalho.”
Mas obviamente, caso a pessoa consiga voltar a uma rotina de trabalho esse beneficio é cortado IMEDIATAMENTE.
Mas meu beneficio foi cortado sem eu ter condições de voltar a trabalhar, e agora?
Em casos aonde o beneficiário perde o benefício sem condições de voltar ao mercado de trabalho ele precisa recorrer ao INSS de forma administrativa*.
Agora, caso essa situação permaneça, aí ela DEVE pedir ajuda a um advogado especialista para levar ao Judiciário.
