Contas bloqueadas, fim do RG e terror na Receita: Como tirar o Título de Eleitor em 4 passos e fugir de 3 bombas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/05/2024 10h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Título de Eleitor - Montagem TVFOCO

Saiba como tirar o Título de Eleitor em 4 passos neste ano de 2024

2024 é ano de eleição e assim como nas campanhas passadas, milhões de brasileiros irão dar o seu voto pela primeira vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, nesta terça-feira (7), vocês irão aprender tudo sobre como tirar o Título de Eleitor em 4 passos e fugir de 3 bombas como contas bloqueadas, fim do RG e terror na Receita.

Segundo informações do portal TSE JUS, o prazo para eleitoras e eleitores regularizarem o título se encerra na próxima quarta-feira, dia 8 de maio. Além disso, aqueles que irão tirar o título pela primeira vez precisam requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para registro da biometria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante que todos fiquem em alerta, pois, ao passar a data, aqueles que ainda tiverem pendências com a Justiça Eleitoral não poderão participar das Eleições Municipais 2024.

É importante ressaltar ainda que em todo o estado do Rio Grande do Sul, o fechamento do cadastro eleitoral será prorrogado por 15 dias a partir do dia 8 de maio devido à situação de calamidade pública decretada pelo governo estadual e em apoio à população gaúcha afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como tirar o Título de Eleitor em 2024?

Para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez, é necessário apresentar na unidade da Justiça Eleitoral e apresentar alguns documentos. Confira o passo a passo a seguir para requerer o documento:

  • Comparecer na unidade de justiça;
  • Levar documento oficial de identificação com foto, como Carteira de Identidade (RG). A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não deve ser utilizada para o alistamento;
  • Apresentar um comprovante de residência emitido nos últimos três meses; e
  • Levar um comprovante de quitação militar (somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade).
Título de eleitor (Reprodução/TRE-SP)
Título de eleitor (Reprodução/TRE-SP)

Ainda conforme foi divulgado pela fonte, pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas analfabetas e os maiores de 70 anos. São obrigatórios a partir dos 18 anos de idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E para quem não sabe, o fato de não cumprir sua obrigatoriedade em dar seu voto da campanha, pode acarretar muitas consequências. Podemos citar, por exemplo, a conta bloqueada. Pois, conforme o G1, nesses casos, o cidadão não poderá receber vencimentos, salário, proventos ou remuneração de emprego ou função pública, paraestatal ou autárquica.

Além disso, isso também vale para funções desempenhadas em fundações governamentais, institutos, empresas ou sociedades de qualquer natureza mantidas oui subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviços delegados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Título de eleitor - Foto Internet
Título de eleitor – Foto Internet

Por fim, o cidadão também não poderá conseguir qualquer documento em repartições diplomática, bem como emitir o seu RG e nem mesmo realizar qualquer ato para o qual seja exigida quitação do serviço militar ou imposto de renda. Ou seja, um verdadeiro terror para a Receita.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.