Nova lei entrando em vigor e conta de luz aniquilada: Grande vitória chega ao bolso de milhares em 3 passos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/01/2024 8h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos fazendo contas de dívidas e lei (Foto: Reprodução / Freepik / Internet)

A conta de luz pode ser aniquilada por milhares em apenas 3 passos

Uma grande vitória chega ao bolso de milhares de pessoas, com uma nova lei entrando em vigor e a conta de luz sendo aniquilada em apenas 3 passos, e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todos os meses os brasileiros precisam lidar com as dívidas rotineiras, que por muitas vezes pesam no bolso, e sempre quando há alguma coisa legal e permitida para se fazer, é importante ficar de olho, para conseguir uma grande economia.

De acordo com o portal ‘G1’, as distribuidoras elétricas devem perder mais de 5 mil clientes em 2024, o que representa 1% do mercado, por conta da migração dos consumidores como comércios e indústria para o mercado livre de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conta de luz é uma das contas pagas mensalmente pelos brasileiros (Reprodução: Internet)

A conta de luz é uma das contas pagas mensalmente pelos brasileiros (Reprodução: Internet)

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e esse montante representa quase 280 gigawatts-hora (GWh) de energia por mês.

Ainda segundo o site da Globo, em 2024 os consumidores de energia de alta tensão poderão comprar a energia de qualquer comercializador, e não da distribuidora, ou seja, vão poder negociar os valores.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Esse mercado livre está presente no Brasil desde 1996, mas restringiam a contratação de grandes consumidores com demanda acima de 1.000 quilowatts (kW), mas em 2022 o Governo Federal publicou uma portaria que permite a migração de todos consumidores de alta tensão.

AS empresas com alto consumo de energia poderão integrar o mercado livre (Reprodução: Internet)

AS empresas com alto consumo de energia poderão integrar o mercado livre (Reprodução: Internet)

Com isso, os custos de energia para esses consumidores que integram o mercado livre fica menor, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a tarifa pode cair até 20% para esses milhares em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se migrar para o mercado livre, basta seguir apenas 3 passos, sendo eles:

  • Ser um consumidor de alta tensão, ou seja, acima de 2,3 quilovolts (kV);
  • Notificar a distribuidora 6 meses antes do vencimento do contrato anual de prestação de serviços;
  • Por fim, migrar ao mercado livre por meio de uma comercializadora varejista, ou seja, uma empresa que irão o representar junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Mercado Livre de Energia ficará com 72 mil empresas (Reprodução: Internet)

Mercado Livre de Energia ficará com 72 mil empresas (Reprodução: Internet)

Quantas empresas estão neste mercado livre de energia?

De acordo com o diretor de Tecnologia da Delta Energia, Alfredo Silva, atualmente há 30 mil empresas no mercado potencial de consumidores livres, mas a tendência é que esse número suba para 72 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.