Conta de luz, telefone e mais: Lei em vigor livra idosos 60+ das dívidas em 2025

Idosos estão em festa com lei em vigor que isenta parte das dívidas e traz uma maior tranquilidade financeira
No cenário econômico de 2025, a estabilidade financeira representa um desafio contínuo para muitos brasileiros. Assim, com um orçamento frequentemente limitado, a gestão das despesas mensais se torna uma tarefa complexa, exigindo atenção e planejamento para evitar o acúmulo de débitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, o que muitos não imaginam é que, existe a isenção da conta de luz, telefone e mais, com lei em vigor que chega como um grande alívio aos idosos. Assim, caso você seja uma das pessoas que se adequa no benefício (ou possui algum familiar) é interessante estar ciente da situação.
Lei em vigor
Em suma, desde 2021, a Lei do Superendividamento (Lei nº 14.181/2021) tem garantido mais proteção financeira para pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Ademais, a legislação traz regras que possibilitam a renegociação de dívidas de forma equilibrada, evitando que a renda do idoso seja comprometida com pagamentos e garantindo a preservação das necessidades essenciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo, com a chegada da lei, bancos e instituições financeiras estão impedidos de impor juros excessivos ou cobranças abusivas nos valores devidos. O intuito é assegurar que os idosos possam reorganizar as finanças sem abrir mão de itens básicos como moradia, alimentação e saúde.
Direitos garantidos
Vale dizer que, a legislação confirma medidas que tragam maior segurança aos idosos de 60, 65 e 70 anos na renegociação das dívidas. Dentre os casos, podemos menciionar:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Proteção da renda: as dívidas não podem comprometer parte do valor recebido pelos idosos;
- Facilidade na renegociação: as empresas apresentam medidas viáveis para o pagamento, possibilitando que os idosos negociem condições mais acessíveis;
- Portabilidade de dívidas: caso o idoso encontre uma instituição financeira com melhores condições, ele pode transferir a dívida sem prejuízos.
Afinal, quais dívidas são negociadas?
A Lei contempla várias dívidas pessoais, desde que o devedor as tenha adquirido de boa-fé. Entre os débitos estão:
- Contas de consumo, como água, luz, gás e telefone;
- Faturas de cartões de crédito;
- Empréstimos pessoais e financiamentos;
- Débitos decorrentes de contratos financeiros regulares.
Como negociar dívidas com a Lei do Superendividamento?
Em síntese, para iniciar o processo de renegociação, o idoso precisa procurar a empresa credora e apresentar documentos de comprovação da renda e identidade. O intuito não é a eliminação das dívidas, mas, assegurar que as mesmas sejam pagas sem comprometer a qualidade de vida do devedor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com essas medidas, a Lei do Superendividamento é vista como fundamental na proteção financeira para idosos, garantindo mais tranquilidade e justiça nas renegociações.
Veja mais notícias sobre benefícios aos idosos CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br