Altamente contagioso, hospitais lotados e culpado por próxima pandemia: 2 vírus deixam idosos 60+ em alerta

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura

Hospital / Vírus - Montagem: TVFOCO

Alerta importantes sobre dois vírus altamente contagiosos

De acordo com informações do portal UOL divulgadas neste mês de maio, com direito a hospitais lotados, 2 vírus que surgiram deixam idosos 60+ em alerta e todos precisam estar atentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando sobre o vírus sincicial respiratório, ou VSR, que para quem ainda não sabe, se trata de um vírus responsável pela maioria dos casos de infecções do trato respiratório inferior em bebês e idosos. Em climas temperados é mais comum nos meses de inverno e em climas tropicais é mais comum nos meses chuvosos.

De acordo com o que foi divulgado pelo UOL, tanto o vírus VSR como a influenza aumentaram no país, segundo dados da nova edição do Boletim InfoGripe pela Fiocruz. As informações levam em conta a Semana Epidemiológica 17, no período de 21 a 27 de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme a fonte, a maior circulação do VSR tem gerado aumento expressivo da incidência e mortalidade de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) nas crianças de até dois anos de idade. Outros vírus respiratórios que se mantêm com incidência alta na população infantil são Sars-CoV-2 (covid-19) e rinovírus.

Para que fique, claro, entre os idosos, o número de mortes por SRAG continua mais elevado, com predomínio da covid-19. Como já foi ressaltado, tal vírus afeta principalmente as crianças, contudo, não podemos deixar de citar que ele atinge qualquer faixa etária e preocupa inclusive os idosos por eles terem a imunidade mais baixa também, assim como os bebes.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre os principais sítomas estão:

Vírus – Foto: Internet

Inclusive, é importante falar ainda que em crianças pequenas, em especial nos recém-nascidos, e nos idosos, pode atingir os brônquios e os pulmões, causando bronquiolite ou pneumonia. Nesses casos, os sintomas são mais graves:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são os sintomas da Influenza?

Os demais sinais e sintomas da gripe (influenza) são habitualmente de aparecimento súbito, como:

Sobre a influenza se trata de um tipo do vírus da gripe que pode ser dividido em quatro grupos: A, B, C e D. O vírus Influenza tipo A (H1N1) é o principal causador de surtos e epidemias —e que atinge mais os adultos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alerta é importante pois o VSR e o H1N1 são vírus altamente contagiosos, transmitidos pelo ar e pelo contato com objetos contaminados. Eles têm facilidade para se disseminar em superfícies, como mesas e maçanetas.

De acordo com informações do portal O Globo, cientistas já acreditam que a próxima pandemia será causada por alguma variante de um vírus bem conhecido, justamente o Influenza, causador da gripe.

“Todo inverno temos uma temporada de Influenza. Pode-se dizer que isso significa que todo inverno há pequenas pandemias. Elas são mais ou menos controladas porque as diferentes cepas não são suficientemente virulentas. No entanto, a cada estação, as cepas envolvidas mudam, e essa é a razão pela qual podemos contrair gripe várias vezes na vida, e as vacinas mudam ano a ano. Caso uma nova cepa se torne mais virulenta, esse controle pode ser perdido”, diz o principal autor do estudo, Salmanton-García, da Universidade de Colônia, na Alemanha, em comunicado.

Simulação de vírus (Foto: Reprodução)

“O estudo revelou que a gripe, a doença X, o SARS-CoV-1, o SARS-CoV-2 e o vírus Ebola são os patógenos mais preocupantes em relação ao seu potencial pandêmico. Esses patógenos são caracterizados por sua transmissibilidade por meio de gotículas respiratórias e um histórico de surtos epidêmicos ou pandêmicos anteriores”, lembraram os cientistas no estudo.

Ou seja, diante de todas essas informações, depois do verdadeiro caos que foi a pandemia de Covid-19, não dá para não entrar em estado de alerta com dois novos vírus que já estão deixando os hospitais lotados mais uma vez.

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile