Contaminação: Anvisa faz proibição contra duas marcas de molhos de tomate

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/09/2024 23h43

4 min de leitura

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Anvisa retirou de forma urgente molhos de tomate das prateleiras - (Foto: Reprodução / Internet)

A Vigilância Sanitária decidiu entrar em ação para retirar de circulação duas marcas de molho de tomate após encontrarem pelos de rato nos produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. O órgão federal costuma agir para impedir que irregularidades aconteçam e prejudiquem os consumidores. Nessa matéria, falaremos da proibição contra duas marcas de molho de tomate.

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Não precisa ser um grande especialista no assunto, para concluir que esse alimento é muito utilizado na nossa culinária. Sendo necessário para o preparo de inúmeros pratos, por isso, virou um queridinho de quem adora cozinhar. Justamente por conta disso, a notícia sobre a contaminação dessas marcas gerou uma preocupação nos consumidores.

Em julho de 2017, a Anvisa proibiu a venda e distribuição em todo o país de dois lotes de extrato de tomate da Elefante e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente. Segundo a matéria do G1, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

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As fabricantes cumpriram a decisão da Anvisa recolheram os produtos voluntariamente. A resolução nº 1.997 proibiu a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e também do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A Cargill Agrícola é a fabricante dos produtos.

Pronunciamento:

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Na ocasião, a Cargill, responsável pelas marcas Pomarola e Elefante, disse que tomou conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e adotou as medidas necessárias em decorrência de tal determinação.

“A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.

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Situação atual:

Vale ressaltar que a empresa cumpriu as determinações da Anvisa e resolveu o problema retirando os lotes contaminados de circulação. Atualmente, ela opera normalmente, com a venda em todo o país.

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MARCAS QUERIDINHAS

Vale lembrar que quando o assunto é molho de tomate e extrato, tanto a Elefante quanto a Pomarola estão entre as marcas preferidas dos clientes. Isso porque eles buscam sempre oferecer o melhor produto aos clientes e estão sempre preocupados em agradar bastante os consumidores.

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Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Lembre-se de que fazer uma denúncia à Anvisa é uma maneira importante de contribuir para a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde. Caso não encontre as informações necessárias no site, entre em contato diretamente com a Anvisa por telefone para obter orientações adicionais.

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Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

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