Contas esvaziadas: Comunicado do Banco Central confirma terror do PIX que atinge todos os bancos do Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

19/08/2024 16h31

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central, mulher chocada e aplicativo do PIX (Fotos: Reproduções / GloboNews / Canva / Internet)

Banco Central emite comunicado urgente envolvendo o terror do PIX e perda de banco, que pode atingir clientes de todos os bancos

O Banco Central é a instituição responsável por garantir a estabilidade econômica do país através da manutenção do poder de compra da moeda e da regulação do sistema financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio de seus portais oficiais, como o Instagram, a instituição financeira costuma compartilhar comunicados importantes para os cidadãos, como foi o caso da última quarta-feira, 14.

Desse vez, o Banco Central confirmou um grande terror envolvendo o PIX, que atinge todos os bancos do Brasil. Nesta segunda-feira, 19, iremos relembrar o comunicado para que você fique atento para não ter as contas esvaziadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lançado no dia 5 de outubro de 2020, o PIX é um modo de transferência monetária instantâneo e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro, que funciona 24 horas e ininterruptamente.

Desde então, a modalidade tornou-se uma das principais escolhas de pagamentos entre os brasileiros, principalmente pela facilidade e falta de taxas para pessoas físicas. Por conta da popularidade, o PIX também virou alvo dos criminosos, fato comentado pelo Banco Central.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Através de uma publicação no Instagram Oficial, o BC mostrou um guia para os correntistas não perderem o dinheiro através do golpe do PIX errado.

COMO FUNCIONA O GOLPE

O golpe funciona de seguinte maneira: O criminoso te manda um pix errado de propósito e, em seguida, entra em contato para devolver o dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, ao pedir para enviar o dinheiro de volta, o criminoso passa uma conta diferente da origem. Logo depois, o golpista liga para o banco dele e aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado para cobrir golpes.

O banco irá identificar a transação do dinheiro para uma terceira conta e entenderá que a movimentação é típica de golpe. Desse modo, a instituição irá aplicar o MED e fará o estorno do PIX original para a conta do golpista. Ele receberá duas transações e você ficará com sem o seu dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NÃO CAIA

O Banco Central aconselha que o correntista faça quatro passos para não cair no golpe. São eles:

  • Confira se realmente recebeu um PIX por engano, o valor dele e a conta;
  • Entre na área PIX do aplicativo do seu banco;
  • Selecione o PIX recebido e cline na operação de devolução/reembolso indicada na tela;
  • Por fim, não transfira dinheiro para uma terceira conta.

“A forma mais segura de devolver um Pix recebido por engano é utilizar a opção DEVOLUÇÃO/REEMBOLSO na área Pix do app do seu banco. Dessa forma, a devolução será feita para a mesma conta que te transferiu um valor“, disse a publicação do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como tirar dúvidas no Banco Central?

É comum que alguns correntistas tenham dúvidas de como entrar em contato com o Banco Central, seja para tirar alguma dúvida ou fazer uma reclamação.

De acordo com informações do portal oficial, o cidadão pode falar com a instituição através do “fale conosco”, pela internet, ou pelo número 145 das 8h às 20h para tirar suas dúvidas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.