Antes da virada de ano, o conselho aprovou as mudanças sobre as paradas nas rodovias que ligam os estados do país
Em outubro, o Contran deu sinal positivo para as novas regras de implementação de pedágios eletrônicos nas estradas brasileiras. Agora, para 2025, o texto altera as normas que já estavam em vigor desde 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o G1, o plano seria orientar e uniformizar as regras de funcionamento do sistema de cobrança no Brasil. Conhecido como “free flow”, o pedágio eletrônico permite que os motoristas passem pelos postos sem precisar parar ou reduzir a velocidade.
A tecnologia ainda possibilita que os carros paguem uma tarifa correspondente apenas ao trecho em que efetivamente percorreu na rodovia. O Conselho Nacional de Trânsito aprovou a decisão, trazendo 3 novas viradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com o G1, as propostas surgiram no Ministério dos Transportes, depois de um balanço do funcionamento da tecnologia entre São Paulo e Rio de Janeiro. O secretário de nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, avaliou as alterações.
“O foco da nova regulamentação é proteger o cidadão, dando transparência, opções para pagamento e mais tempo para pagamento. Tudo para que ele consiga entender o sistema, participar de maneira consciente e promover o respectivo pagamento da melhor maneira”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei trabalhista em vigor confirma redução salarial e até demissão por justa causa para CLTs que fizerem isso
● Record paralisa jornal com novo documento, substituto do RG, liberado 100% de graça em 2025
● Atenção aos motoristas: Lei de trânsito dos retrovisores chega com nova regra e traz +1 obrigação em 2025
Afinal, o que muda?
- Aumento do prazo de pagamento da tarifa do pedágio, sem que o motorista receba multa;
- Criação de placas e símbolos para identificar nacionalmente o sistema de cobrança eletrônico;
- Centralização de dados para facilitar a cobrança e a notificação do pedágio ao motorista.
Conclusão
Para quem não sabe, o Contran é o órgão máximo do Sistema Nacional de Trânsito, mantendo diversas funções importantes para o setor. Entre elas, promover a educação para as ruas, planejar e controlar as ações relacionadas à habilitação de condutores, documentações e serviços. Todos os anos, eles também levantam novas estatísticas.
Em 2025, os motoristas devem ficar atentos para não perderem a CNH. No ano passado, o fluxo de carros nas ruas cresceu e, consequentemente, a fiscalização ficou maior. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, existem 240 infrações, divididas entre leves, médias, graves e gravíssimas. Assim, quanto maior a gravidade, maior o valor da multa e número de pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE