Contran baixou a caneta: Fim vital da CNH chega na era Lula para donos de veículos populares

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Detran(Reprodução/Detran SC/Blog Zignet/Canva)

Contran autoriza mudança na CNH e em 2024 não é mais necessário apresentar o documento como exigência para certos motoristas no país

Para a surpresa de milhões de brasileiros, o fim da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) foi anunciada em 2024 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a nova regra que já está em vigor deixa de exigir o documento para alguns motoristas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com o portal FDR, a alteração foi autorizada pelo Contran e muda significativamente o trânsito nas cidades, já que condutores que possuem veículos do tipo ciclomotores não são mais obrigados a ter a CNH.

Desse modo, veículos que não exigem mais o documento foram categorizados como de baixo impacto., por isso foram dispensados da exigência. Atualmente, a categoria engloba veículos como bicicletas elétricas e patinetes elétricos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, eles também são vistos como sustentáveis já que não precisam de combustíveis fósseis como a gasolina. Dessa forma, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a mudança tem o objetivo de incentivar o uso desse tipo de transporte.

No entanto, para outros grupos, a CNH continua sendo exigida de forma obrigatória em todo o território nacional. São eles: automóveis, motocicletas e veículos de grande porte.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a habilitação é dividida em categorias que são estabelecidas de acordo com cada um dos veículos. Categoria A: Veículos motorizados de duas ou três rodas; Categoria B: Veículos de até 3.500 kg e que transportem até 8 passageiros; Categoria C: Veículos utilizados para transporte de carga acima de 3.500 kg; Categoria D: Veículos para transporte de mais de 8 passageiros; Categoria E: Combinações de veículos onde o reboque excede 6.000 kg.

Ademais, em alguns casos, os motoristas podem obter o documento de forma gratuita. Batizada de CNH Social, uma importante iniciativa auxilia os cidadãos de baixa renda a obter o documento. Para solicitar, é preciso que ele tenha mais de 18 anos e esteja cadastrado no CadÚnico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto custa para tirar a CNH?

Tomando por base um processo de habilitação padrão, com um número razoável de aulas práticas e eventuais reprovações, eu diria que o custo total chegaria aos R$ 3.000,00. Os custos para tirar a CNH se dividem em 3 categorias: Custos com exame médico e psicotécnico.

O que é necessário para renovar a carteira de habilitação?

  1. Documento de Identificação (RG), original e cópia.
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF), original e cópia.
  3. Comprovante de residência, original e cópia.
  4. Carteira de Habilitação anterior, original e cópia.
CNH – (Foto: Reprodução / Internet)
Caloi Mobylette elétrica não exige CNH (Foto: Divulgação/Caloi)
Nova lei envolvendo a CNH cai como presente a motoristas (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile