Estágio avançado: Cor das fezes indicam diagnóstico de câncer do intestino e idosos 60+ devem se atentar HOJE

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

21/01/2025 10h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ilustração de idosas em tratamento contra o câncer e exame de fezes (Fotos: Canva)

Idosos devem procurar médico em caso de mudança na cor das fezes

Embora alterações nos hábitos intestinais nem sempre indiquem câncer, é fundamental estar atento a qualquer mudança persistente, já que podem ser um indicativo da doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, poucos sabem que um dos primeiros sinais podem aparecer nas fezes, que podem revelar condições de saúde séria. Nesta terça-feira, 21, você saberá todos os detalhes.

Mudança na cor

De fato, a alteração da cor das fezes deve ser observada com atenção. Normalmente, elas são marrons devido à presença de bile, mas certos alimentos e medicamentos, como a beterraba e os comprimidos de ferro, podem escurecer as fezes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, caso você não esteja consumindo esses alimentos e notar a mudança na cor das fezes, é essencial procurar um médico.

De acordo com informações do portal Catraca Livre, a cor das fezes podem determinar alguns problemas de saúde, inclusive o câncer no intestino.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Fezes pretas ou escuras

Por exemplo, a cor preta pode ser um indicativo de sangramento no trato digestivo, que pode ser causado por um tumor, entre outras condições.

Fezes pretas ou escuras podem ser um sinal de sangramento no trato digestivo superior, como úlceras, sangramentos estomacais ou até câncer no esôfago, estômago ou na parte inicial do intestino delgado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vermelhas ou com sangue

Já fezes vermelhas ou com sangue podem apontar para sangramentos no trato digestivo inferior, comum em casos avançados de câncer de intestino.

O câncer de intestino apresenta uma variedade de sintomas que muitas vezes confundem com outras condições benignas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exame de fezes (Foto; Canva)
Exame de fezes (Foto; Canva)

Pálidas ou argilosas

Outro sinal importante são as fezes pálidas ou argilosas, que podem indicar problemas na liberação de bile pelo fígado ou vesícula biliar.

A obstrução dos ductos biliares pode ocorrer, condição que os tumores, incluindo os do pâncreas ou intestino, podem provocar.

Procure um médico

Por fim, você deve avaliar alterações persistentes nas fezes, como mudanças na cor, consistência ou formato, com um médico, especialmente se não houver uma explicação óbvia, como dieta ou uso de medicamentos.”

Desse modo, quanto mais cedo você investigar essas alterações, maiores serão as chances de um diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Porém, lembre-se, a mudança nas fezes não, necessariamente, será câncer ou uma doença grave.

Idoso durante consulta médica (Foto: Canva)
Idoso durante consulta médica (Foto: Canva)

Quais são os sintomas do câncer no intestino?

O câncer de intestino apresenta uma variedade de sintomas que muitas vezes podem ser confundidos com outras condições benignas.

Além das alterações nas fezes, alguns dos sintomas mais comuns do câncer de intestino incluem:

  • Diarreia persistente
  • Constipação prolongada
  • Dor abdominal persistente, cólicas ou desconforto
  • Perda significativa de peso sem motivo aparente
  • Sensação de que o intestino não está completamente vazio após evacuação
  • Fezes mais finas ou estreitas do que o habitual
  • Náuseas persistentes ou vômitos, que podem estar associados a obstrução do intestino
  • Inchaço abdominal persistente, especialmente se acompanhado de dor

Esses sintomas, embora comuns, também podem estar relacionados a outras doenças, mas a detecção precoce do câncer de intestino aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz.

Caso perceba algum desses sinais, especialmente de forma persistente, é essencial buscar orientação médica para avaliação, diagnóstico e tratamento.

Ilustração muher com câncer no cérebro (Foto: Canva)
Ilustração mulher com câncer no cérebro (Foto: Canva)

Considerações finais

Em suma, é fundamental estar atento a qualquer alteração persistente nos hábitos intestinais, pois elas podem significar doenças leves ou até graves, como o câncer.

Veja mais notícias envolvendo a saúde clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.