Fim do CPF na nota: Nova lei acaba de ser anunciada com proibição contra atividade muito usada no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

21/09/2023 15h20

2 min de leitura

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CPF na nota (Foto: Reprodução / Internet)

Angelo Coronel (PSD-BA) fez uma proposta sobre regular o uso do CPF na nota

Nesta quinta-feira, 21, uma notícia envolvendo um projeto de lei sobre o CPF na nota veio à tona.

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Isso porque, senador Angelo Coronel (PSD-BA) fez uma proposta sobre regular o uso e a venda de dados pessoais relativos à saúde.

De acordo com informações do UOL, as farmácias armazenam dados de 48 milhões de clientes por até 15 anos.

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A reportagem do portal também revelou que as farmácias estariam monetizando os dados dos clientes para anunciantes.

Desse modo, a proposta do senador Angelo Coronel visa alterar o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

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A proposta de lei visa a proibição dos estabelecimentos de pedirem o CPF ou qualquer dado pessoal sem esclarecer a finalidade do pedido.

O objetivo é garantir o direito à privacidade do cidadão e conter práticas que possam violar tal direito.

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CPF na nota (Reprodução/Internet)

CPF na nota (Reprodução/Internet)

MULTA MILIONÁRIA

O projeto também prevê um aumento significativo nas penalidades para infratores. A multa passará de 2% para 20% com limite máximo de R$ 100 milhões.

Angelo Coronel reforçou a importância dos dados serem protegidos, principalmente nas farmácias.

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“Não podemos mais admitir. Às vezes você vai na farmácia, compra um medicamento, e daqui a pouco está recebendo informações de outros estabelecimentos oferecendo outros produtos. Você deixa de ter sua privacidade porque seus dados são usados para comercialização”, disse o Senador.

Angelo Coronel (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Angelo Coronel (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

QUAIS FARMÁCIAS USAM OS DADOS DO CPF?

De acordo com a reportagem do UOL, a RaiaDrogasil, maior rede de farmácias do Brasil, armazena 15 anos de registros de compras de remédios de 48 milhões de pessoas.

Além disso, a reportagem revelou que os dados são monetizados por uma empresa de anúncios criada pela RaiaDrogasil, chamada RD Ads.

Desse modo, o cliente recebe propagandas de remédios por meio de aplicativos na internet.

Ao comprar um produto na farmácia, geralmente, os funcionários pedem o CPF para garantir descontos. Mas, segundo a reportagem do UOL, os descontos também são fictícios.

Em nota, a RaiaDrogasil disse que “não condiciona concessão de descontos à identificação pessoal” e que os descontos são “reais”.

Farmácia (Foto: Reprodução / Internet)

Farmácia (Foto: Reprodução / Internet)

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Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

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