Crise grave e acervo no lixo: o triste fim de emissora de TV brasileira que acabou comprada por outra

Crise e acervo no lixo: o triste fim de emissora de TV brasileira
Ao longo das décadas da TV brasileira, grandes emissoras foram surgindo e que estão presentes até os dias atuais, mas outras acabaram não conseguindo se sustentar e tiveram um triste fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1952 surgiu o segundo canal da história da cidade de São Paulo, que ficava no canal 5 e levava o nome de TV Paulista, se tornando a primeira a não pertencer ao grupo dos Diários Associados.
10 minutos após sua inauguração, no dia 14 de março, o primeiro programa exibido foi a telenovela ‘Helena’, que contou com apenas 10 capítulos, mas marcou a estreia de uma nova emissora no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TV Paulista ocupava o canal 5 e fez sucesso durante 15 anos (Reprodução: Internet)
Seu começo foi de maneira bastante humilde, já que seus estúdios eram montados na garagem de um prédio e a cozinha do apartamento era onde os textos da redação eram produzidos, além do jornal ser feito na sala.
Porém, com seu crescimento, logo se transferiu para o bairro Santa Cecília e por lá passaram grandes nomes como o de Silvio Santos, estreando como apresentador no programa ‘Vamos Brincar de Forca’, e a saudosa e inesquecível Hebe Camargo
Porém, enfrentando uma crise grave, a TV Paulista acabou sendo extinta no dia 23 de março de 1966, e de maneira surpreendente, foi comprada pelo empresário Roberto Marinho, e desde então, utilizando os prédios do local, surgiu a Rede Globo, em São Paulo.
Após a aquisição, a antiga emissora foi descontinuada e todo seu acervo foi perdido durante a transição, ou simplesmente jogado no lixo durante as instalações da futura maior emissora do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora foi comprada pela Globo em 1966 (Reprodução: Internet)
Qual programa de maior audiência da Globo?
A Globo é disparada a emissora mais assistida do Brasil e seu programa com maior média de audiência é o Jornal Nacional, atingindo uma média de 40,37 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br