CUIDADO! Novo golpe do PIX está aterrorizando brasileiros e você precisa se livrar dele

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

13/05/2023 16h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Novo golpe do PIX está aterrorizando brasileiros (Foto: Reprodução, Internet)

Brasileiros vem sofrendo com altos golpes no PIX, que se intensificou bastante nesse ano de 2023; Saiba como se proteger

A companhia analítica FICO lançou uma pesquisa sobre pagamentos em tempo real no Brasil, divulgando-a nesta quarta-feira, 15 de março, bem no Dia do Consumidor. A pesquisa indica que o Pix está muito consolidado no país, mas também mostra que fraudes e golpes envolvendo este tipo de pagamento também estão em alta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa da FICO revelou que 22% dos brasileiros já caíram em golpes com pagamentos em tempo real, como o Pix. Os dados da pesquisa, que ouviu mil brasileiros em janeiro deste ano, mostram que 97% dos brasileiros já usaram esta modalidade de pagamento.

O Serasa fez um anúncio oficial nos últimos dias para alertar os brasileiros a respeito de um novo golpe que está pegando várias pessoas de surpresa. Por meio das redes sociais da empresa, foi divulgado um vídeo sobre como os golpes estão sendo aplicados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Boa parte dos entrevistados elogiaram a rapidez e a facilidade dessa modalidade Além dos 22% que já caíram neste tipo de golpe, 65% dizem conhecer alguém que já caiu.

Segundo o levantamento que ouviu mil brasileiros em janeiro deste ano, 97% dos entrevistados já enviaram ou receberam um pagamento em tempo real. A maioria usa este tipo de pagamento para enviar dinheiro para outras pessoas (88%) e negócios (74%), enquanto apenas 48% usam para pagamentos de empresa a consumidor.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Do total, 92% das pessoas ouvidas gostam de fazer pagamentos com ferramentas como o Pix pela rapidez da transferência, enquanto 86% apontam a facilidade como o maior benefício.

Por que os golpes no PIX estão crescendo?

No entanto, apesar de este tipo de pagamento estar ganhando mais e mais confiabilidade dos usuários, isto contrasta com uma elevação no número de fraudes e golpes com pagamentos em tempo real. Entre os ouvidos, 65% dizem que amigos ou familiares foram vítimas de um golpe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, 22% dos brasileiros contaram que enviaram pagamentos como o Pix para investimentos, bens ou serviços que nunca receberam, ou seja, caíram em algum golpe usando esta modalidade de pagamento.

As perdas entre estes usuários que sofreram golpes vão de pessoas que perderam até R$ 250, o que corresponde a 46% do total, até grandes quantias, com 5% dos usuários afirmando a perda de valores superiores a R$ 5 mil. Dos 22% dos entrevistados ouvidos que afirmam ter sofrido algum golpe, apenas 27% deste total comunicaram a fraude ao banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, 35% dos brasileiros disseram que seu banco não faz o suficiente para educá-los sobre golpes, e 79% dos clientes recomendam a implementação de melhores sistemas de detecção de fraudes como a ação número um para ajudar neste tópico. Outras recomendações incluem dar mais avisos sobre golpes (62%) e ao fazer um pagamento (53%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.