Confira o que o Nubank revelou sobre o cancelamento de boletos e como isso pode afetar o seu dinheiro
Você pode sim cancelar um boleto que foi agendado usando o saldo da Conta Nubank, mas o cancelamento NÃO é possível depois que o pagamento foi efetivamente processado. O Nubank permite agendar boletos por até 60 dias à frente e oferece uma janela até a véspera, para quem quiser desistir. Assim, seu controle financeiro permanece nas suas mãos, desde que o pagamento ainda não tenha ido para a frente.
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É essencial entender que nem todo “pagamento de boleto” é igual. Se você programou o boleto para uma data futura e ainda não chegou essa data, o sistema só reserva o valor, o dinheiro continua na conta. Mas se você pagou o boleto com senha e operação imediata, o valor sai da sua conta, via Dia D ou agendado no mesmo dia, e aí não dá para “voltar atrás” app. A partir daí, só estorno direto com o emissor do boleto.
Se o pagamento está marcado para uma data futura, vá para a tela principal do app e role a linha do tempo do histórico até encontrar esse agendamento. Aí toque nele, selecione “Cancelar Agendamento” e confirme com sua senha de 4 dígitos. Pronto: o boleto não será pago e o valor permanece intacto até o dia agendado.
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Se você pagou o boleto (ou seja, o valor já saiu da sua conta ou chegou à instituição do beneficiário), o app não permite que você cancele. O Nubank não tem acesso ao dinheiro depois que ele sai da sua conta , seja via PIX, TED ou boleto. O sistema já concluiu o envio e o download do PIX não permite retrocesso.
Se eu pagar o boleto errado ou por engano, o que faço?
Mesmo que o valor tenha saído, você ainda tem chances. O primeiro passo é entrar em contato com a empresa que emitiu o boleto ou quem iria receber: negocie o estorno. Se ela se recusar, formalize reclamação e protocole tudo (por chat, e‑mail, SAC). Se houver fraudem, acione o Nubank e faça ainda um boletim de ocorrência para garantir seus direitos.
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- Agendamento cancela até meia-noite do dia anterior à data marcada. Depois disso, o app desativa a opção.
- Se o pagamento entrou, o beneficiário tem até 3 dias úteis para processar o valor. Se eles concederem o estorno após isso, você deve esperar o repasse para a sua conta ou o crédito na fatura. Guarde comprovantes de pagamento, captura da linha de tempo no app ou prints do chat.