Danilo Soares ou Jô Gentili


” o público anseia por renovação, a nova geração de apresentadores de Talk Show têm conquistado cada vez mais audiência”
Nunca se falou tanto em Talk Show como agora; Também nunca houve tantos na TV brasileira. Esse gênero de programa televisivo, em que uma pessoa ou um grupo de pessoas se junta e discute vários tópicos que são sugeridos e moderados por um ou mais apresentadores, está na moda e não poderia ser melhor para as emissoras de televisão que veem nisso uma oportunidade de negócio. Joe Franklin, um americano personalidade do rádio e da televisão, sediou o primeiro Talk Show, na década de 50, e de lá para cá muitas formulas e modelos foram utilizados, sem que a verdadeira essência se perdesse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como Joe Franklin teve importância para a solidificação do gênero, o apresentador de qualquer programa é o foco das atenções e é de sua responsabilidade dar a entonação correta ao programa. Com o surgimento do The Noite, processo que se deu pela saída do Danilo Gentili do “Agora é Tarde”; três emissoras e principalmente três apresentadores de Talk Show estão em voga nas redes sociais e sites como este. Danilo Gentili, Rafinha Bastos e Jô Soares. A comparação de ambos, para alguns, é inevitável, entretanto, algumas ressalvas devem ser feitas. Mas antes, conheçamos um pouco de cada apresentador.
Danilo Gentili é humorista, escritor, cartunista, repórter, empresário e apresentador brasileiro. É reconhecido como um dos precursores e idealizadores do movimento de stand-up comedy no Brasil. Integrou o “CQC” e “Agora é Tarde”, programa que ele mesmo criou e apresentou, ambos na Rede Bandeirantes. Foi galardoado com a “Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek”, comenda concedida pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (CICESP) e também com o Mérito Artístico e Cultural pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. Atualmente apresenta no SBT, o “The Noite”, programa de sua autoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rafinha Bastos é humorista, apresentador, jornalista, empresário e ator brasileiro. Graduou-se em jornalismo na PUC-RS. Já trabalhou nas emissoras Rede Manchete, TVE RS, RBS TV, Rede Bandeirantes, Rede TV e FX Brasil (canal pago). É bastante conhecido pela atuação no “CQC” e “A Liga”, ambos da TV Bandeirantes. Em 2011, foi considerado pela The New York Times como personalidade mais influente do Twitter. Nesse mesmo ano, envolveu-se em uma polêmica que o tirou da emissora (Band) ao fazer uma piada sobre o filho de Wanessa Camargo. Atualmente ele voltou à Rede Bandeirantes, agora como apresentador do “Agora é Tarde”.
Jô Soares é humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro. Estudou na Suíça e fala, com diferentes níveis de fluência, seis idiomas: português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Um de seus principais destaques foi a atuação no “Viva o Gordo” exibido pela Rede Globo na década de 1980, composto por esquetes feitas por ele mesmo, com texto de Max Nunes, onde mais de 300 personagens foram compostos ao longo dos seis anos de existência do programa. Em “Família Trapo“, roteirizava ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega, na Rede Record. Fez comentários no Jornal da Globo até 1987. Jô passou pelo SBT onde fez o Talk Show “Jô Soares Onze e Meia” (1988-1999). Atualmente apresenta o programa de sua criação, “Programa do Jô”, na Rede Globo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em aspectos de audiência há uma enorme rivalidade, principalmente entre Jô Soares e Danilo Gentili, isso porque se levarmos em consideração a bagagem, Jô Soares se destaca. Não há comparação: este atingiu um nível e excelência inalcançáveis, sua capacidade de criação e inteligência são inigualáveis, por mais que se estude uma vida inteira. É referência, é ícone e é o melhor -sob diversos aspectos- no que faz. Entretanto, ao se fazer uma análise do aqui e agora, podemos chegar à conclusão de que o público anseia por renovação, a nova geração de apresentadores de Talk Show têm conquistado cada vez mais audiência e isso por si só já nos mostra essa tendência.
A capacidade de apresentação e de entrevistar, de Gentili e Rafinha, encontra-se incipiente e serão lapidadas de acordo com o tempo e experiências adquiridas. Ambos são bons no que fazem e merecem crédito por isso. São criativos, corajosos e representam uma nova tendência para os formatos televisivos do Brasil. Isso se confirmará, ou não, com o tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Talvez não tenhamos uma explicação mais precisa dos fenômenos culturais que nos trouxeram até aqui, não há muita certeza se o que acontece com o “The Noite” perdurará, mas podemos afirmar, categoricamente, que nos próximos dias a Globo terá muita dor de cabeça para competir pela liderança no horário.
No placar da semana ficou: 2 vitórias para Danilo Gentili e 2 empates entre Gentili e Jô. No confronto desta semana, Rafinha Bastos não liderou nenhuma vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Texto escrito pelo leitor Henrique Abrantes
Referência: Enciclopédias online e sites oficiais dos mencionados.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
TV Foco News
TV Foco News traz para você as últimas notícias do mundo da tv.Siga também: @tvfococolunistaAs opiniões dos colunistas apresentadas aqui, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.