Data e valor do pagamento da nova parcela: 13º salário do INSS tem 2 comunicados a idosos 60+ em 2025

Idosos com mais de 60 anos entram em alerta após INSS anunciar dois comunicados importantes sobre o pagamento da nova parcela do 13º salário.

01/07/2025 8h14

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
13º salário do INSS tem 2 comunicados a idosos 60+ (Foto: Montagem/TV Foco)

Idosos com mais de 60 anos entram em alerta após INSS anunciar dois comunicados importantes sobre o pagamento da nova parcela do 13º salário em 2025

O planejamento financeiro de milhões de brasileiros depende diretamente do cronograma de pagamentos de benefícios sociais ao longo do ano. Para 2025, o calendário prevê datas distintas que impactam a organização orçamentária de muitas famílias, exigindo atenção aos comunicados oficiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações divulgadas pelo portal “Gov.br”, a equipe do TV Foco, especializada em notícias sobre benefícios sociais, traz agora mais detalhes sobre o assunto.

Detalhes do pagamento do abono

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu duas modalidades de pagamento para o 13º salário dos seus segurados em 2025. Essa organização segue o padrão que a instituição adotou no ano anterior, com o objetivo de distribuir o recurso em momentos diferentes do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma parte considerável dos aposentados e pensionistas já recebeu o abono de forma antecipada, em duas parcelas, creditadas no primeiro semestre. Essa medida visou injetar recursos na economia e auxiliar os beneficiários em suas despesas correntes.

Quem recebe a parcela única no final do ano

Indivíduos que passaram a integrar o quadro de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a contar de junho de 2025, contudo, seguirão um fluxo de pagamento distinto. Este grupo não foi contemplado pela antecipação ocorrida nos primeiros meses do ano.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Portanto, para esses novos segurados, o crédito do 13º salário ocorrerá em uma parcela única. O valor integral do abono será depositado juntamente com o benefício referente à folha de pagamento de novembro, com os pagamentos se iniciando no final daquele mês.

O que define o cronograma de pagamentos?

A data exata em que cada segurado recebe o valor em sua conta depende diretamente do número final do seu cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O calendário organiza os depósitos primeiramente para quem recebe um salário mínimo e, na sequência, para quem tem renda mensal acima do piso nacional.

Dessa forma, os pagamentos da folha de novembro, que incluem a parcela única do 13º para o grupo mencionado se estenderão até dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É fundamental que os idosos 60+ e demais públicos verifiquem a data correta para evitar desencontros de informação sobre seu pagamento a aposentados.

Beneficiários e como realizar a consulta

Além de aposentados e pensionistas, outros segurados também possuem direito ao abono anual. A lista inclui quem recebe auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Em contrapartida, a legislação vigente não prevê o pagamento do 13º salário para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Assim, é essencial saber como não perder o benefício e entender suas regras específicas.

Para verificar os valores e as datas, os beneficiários podem utilizar as plataformas digitais do governo. O processo de consulta é simples e pode ser feito de duas maneiras principais, garantindo acesso à informação sobre sua aposentadoria:

  • Pelo aplicativo Meu INSS: Após fazer o login com a conta Gov.br, o usuário deve selecionar a opção “Extrato de Pagamento” para visualizar os detalhes.
  • Pelo site Meu INSS: O caminho é semelhante, acessando o portal, realizando o login e clicando na mesma opção de extrato.

Considerações finais

O INSS reforça que não existe qualquer previsão legal para o pagamento de um “14º salário”, uma informação falsa que circula com frequência.

A instituição orienta que os segurados busquem informações apenas nos canais oficiais do governo, como o site e o aplicativo Meu INSS ou a central telefônica 135, a fim de evitar golpes e notícias fraudulentas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.