Martelo batido e decisão OFICIAL: INSS crava nova idade mínima para se aposentar e milhões estão em festa

Milhares de brasileiros em festa com nova confirmação anunciada pelo INSS
Indiscutivelmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal. Para quem não sabe, ele é responsável por pagar a aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no órgão, é de grande importância que as pessoas que planejam se aposentar estejam ligados em alguns critérios essenciais, sendo o principal deles a idade mínima.
Dessa forma, hoje falaremos sobre algumas alterações referentes as regra de aposentadoria, tendo como assunto principal o fim do tempo de contribuição. O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) apresentou anovas diretrizes. Bora conferir?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria por idade + tempo de contribuição (transição)
Conforme informações do portal Governo Federal, a mais nova regra exigida alega que as mulheres tenham no mínimo 62 anos e 15 anos de contribuição para se aposentar, enquanto os homens ao menos 65 anos e 20 anos de contribuição.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Para quem contribuía antes do ano de 2019, a aposentadoria juntamente com o tempo de contribuição, passou a ter a idade mínima de 58 anos e 6 meses, além de 30 anos de contribuição para o sexo feminino. E, para o masculino, tornou-se 63 anos e 6 meses e mais 35 anos de contribuição.
Ou seja, com a reforma da Previdência Social e de acordo com o INSS, só fica garantido o fornecimento da aposentadoria para os segurados que preencham, cumulativamente, essas regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria por tempo de contribuição (Pontos de transição)
O somatório da idade mais o tempo de contribuição passou de 90 para 91 pontos para mulheres, e de 100 para 101 pontos para os homens, na regra de transição por pontos da aposentadoria por tempo de contribuição, conforme divulgado pelo portal ‘Agência Gov’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, garantido o direito do cidadão de aposentar quando forem preenchido as seguintes regras: 35 anos de contribuição, para os homens e 30 anos de contribuição, no caso das mulheres. Além disso, é importante ficar atento ao somatório de idade e tempo de contribuição, que devem totalizar um número de 91 pontos para o sexo feminino e 101 pontos para o masculino.

Aposentadoria Especial
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes da reforma da Previdência, a Aposentadoria Especial era focada na preservação da saúde do trabalhador, possibilitando que ele encerrasse suas atividades laborais mais cedo para se proteger de ambientes prejudiciais ou exposição a agentes que pudessem afetar sua saúde.
Contudo, houve alterações. Agora, o tempo de exposição para atividade insalubres, perigosas ou agentes nocivos já não é o único critério para obter a aposentadoria especial pelo INSS. Com as reformulações, as normas se tornam mais exigentes.
Aposentadoria por insalubridade: Auxílio fornecido para empregados que desempenham suas funções em ambiente que possam por em risco a sua saúde, bem como profissões que envolvem exposições a agente físicos, químicos ou biológicos.
Aposentadoria por periculosidade: Benefício é concedido aos operários que trabalham exercendo atividades em locais perigosos, que possam ocasionar acidentes, danos físicos ou ameaça a vida.
Além do período de contribuição, é importante que o indivíduo tenha cumprido o requisito de carência de 180 contribuições e tenha pelo menos 55 anos. O cidadão que que deseja solicitar esse benefício deve estar em conformidade com os seguintes requisitos:
- Tempo total de contribuição de 25, 20 ou 15 anos, conforme o caso, exposto aos agentes prejudiciais à saúde especificados em lei;
- A exposição deve ser permanente, não habitual nem intermitente durante a jornada de trabalho;
- Mínimo de 180 meses de contribuição, para fins de carência.
Quando o INSS foi fundado?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo o pagamento da Previdência neste ano de 2024.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Taís Araújo
Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com