Pode ir se despedindo: Decreto da Anatel atinge Claro e Vivo com comunicado de fim de serviço vital em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

13/06/2024 12h08

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anatel / Claro / Vivo - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o decreto da Anatel atingindo operadoras como a Claro e a Vivo

Um decreto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está enviando ondas de preocupação para os assinantes da Claro e da Vivo, duas das principais operadoras de telecomunicações do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que, a medida anunciada pela Anatel estipula o encerramento de um serviço crucial ainda em 2024, deixando muitos consumidores em suspense sobre o futuro de sua conectividade e serviços de comunicação.

Bom, a Anatel emitiu um alerta no dia 7 de abril deste ano de 2024, dizendo para às operadoras de telecomunicações, incluído Vivo e Claro, para estarem de prontidão para a retirada do X, antigo Twitter, do ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o site Tech Tudo, o movimento surgiu em meio a uma crescente tensão envolvendo o proprietário da plataforma, o bilionário Elon Musk, e as autoridades judiciais brasileiras.

O contato da Anatel com as operadoras como Vivo e Claro, serve como um aviso prévio, indicando que, se houver uma decisão judicial para a retirada da plataforma do ar, as operadoras podem ser solicitadas a cumprir tal determinação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, o portal Olhar Digital confirmou que essa medida veio logo após Elon Musk ameaçar não cumprir as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionadas à suspensão de contas que promovem golpes de estado ou compartilham notícias falsas.

O empresário, conhecido por sua postura polêmica nas redes sociais, dirigiu críticas diretas ao ministro do STF Alexandre de Moraes, que tem liderado esforços para combater a disseminação de fake news nas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anatel (Foto: Reprodução / Internet)
Anatel (Foto: Reprodução / Internet)

Em uma grande reviravolta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a inclusão do bilionário Elon Musk no inquérito das ‘Fake News’. Moraes também pediu a abertura de um inquérito para apurar se houve obstrução de Justiça por parte de Musk. Foi determinada, ainda, uma multa diária de R$ 100 mil por perfil caso a plataforma desobedeça decisões judiciais.

Alexandre de Moraes suspendeu a decisão do TRT-3 (Reprodução: Nelson Jr./SCO/STF)
Ministro do STF, Alexandre de Moraes (Foto Reprodução: Nelson Jr./SCO/STF)

O que é Anatel e para que serve?

Anatel, sigla para Agência Nacional de Telecomunicações, é um órgão do governo brasileiro responsável por regular, fiscalizar e controlar os serviços de telecomunicações no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre suas principais funções estão:

  • Criar e editar normas para o setor de telecomunicações.
  • Conceder licenças para empresas operarem serviços de telecomunicações.
  • Fiscalizar o cumprimento das normas pelas empresas.
  • Proteger os direitos dos consumidores de serviços de telecomunicações.
  • Promover a concorrência no setor de telecomunicações.
  • Investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicações.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.