Contaminação e prisão: O decreto da ANVISA contra 2 marcas de leite famosas arrancadas dos mercados com URGÊNCIA

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/08/2024 19h47

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
ANVISA (Foto: Reprodução / Internet)

A Agência de Vigilância Sanitária determinou mais uma proibição que levou a retirada imediata das prateleiras dos mercados; confira mais detalhes

Não há dúvida de que a Anvisa é um dos principais órgãos no que se refere a qualidade final dos produtos. A autarquia, para quem não sabe, busca proteger a saúde da população por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sempre entra em cena afim de realizar uma série de proibições. Dessa vez, a autarquia precisou agir após denuncia envolvendo duas marcas famosas arrancadas do mercado às pressas.

Anvisa proíbe marca de sorvete e mais 1 produto - (Foto: Reprodução / Internet)
Anvisa – (Foto: Reprodução / Internet)

Os produtos em questão tratam-se de leites, que foram notificadas sobre a possível presença de formol em seus produtos, de acordo com uma investigação conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro do Sul. Embora a empresa tenha removido os produtos das prateleiras, ela contestou a alegação de irregularidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que o leite é um dos produtos mais consumido pelos brasileiros, uma vez que ele pode ser utilizado em diversos alimentos, bem como bolos, tortas, vitaminas e entre outros. Ele é ricos em diversas vitaminas, fornecendo importante nutrientes para o organismo humano.

Em 2014, apesar das investigações do Ministério Público do Rio Grande do Sul apontarem para adulteração do leite, a empresa LBR Lácteos, detentora das marcas Líder e Parmalat, refutou as alegações de que os produtos enviados para o Paraná e São Paulo estavam adulterados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Por sua vez, a LBR ressaltou que conduziu testes adicionais em amostras de leite dos lotes suspeitos de contaminação e não encontrou quaisquer problemas. No entanto, o Ministério da Agricultura determinou a retirada do produto do mercado.

Diante isso, a LBR buscou amparo judicial e solicitou que o produto não fosse retirado do mercado. Como resultado das investigações, o proprietário de um posto de resfriamento em Condor, MS, acabou sendo preso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o Ministério Público, aproximadamente 300 mil litros de leite adulterado foram enviados para Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná, onde foram comercializaríamos. O MP destacou que os transportadores estavam realizando a transferência de leite de um caminhão para outro sem seguir os padrões adequados de higiene.

Pronunciamento da empresa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A LBR Lácteos Brasil S/A, em relação às notícias divulgadas pela imprensa sobre a fraude do leite no Estado do Rio Grande do Sul informa que:

1) O leite cru utilizado para a fabricação de leite UHT das marcas Parmalat e Líder foi submetido a testes pela LBR e analisado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Todas as 13 análises realizadas, incluindo testes do MAPA, apresentaram resultado NEGATIVO para a presença de formaldeído, não oferecendo, portanto, qualquer risco à saúde e sendo considerados próprios para o consumo.

2) Em 25/02/2014, a LBR foi comunicada pelo Ministério da Agricultura sobre a possível contaminação de lote de leite cru adquirido de fornecedor no Rio Grande do Sul, em 10/02/2014. Feita a rastreabilidade do produto, a empresa prontamente providenciou, em carácter preventivo, o recolhimento desses lotes junto a seus clientes.

3) Dado o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e o respeito aos consumidores, esclarecemos que os clientes que porventura ainda detiverem os produtos identificados abaixo pela data e pelo lote de fabricação, poderão entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento aos Consumidores – SAC, pelo telefone 0800 011 2222 ou pelo e-mail sac@lbr-lacteosbrasil.com.br, para esclarecimento ou solicitação de troca ou devolução de produtos, sem qualquer ônus.

Leite UHT integral marca Parmalat – Produzido em Guaratinguetá/SP entre 22h00 de 13/02/2014 e 06h45 de 14/02/2014, comercializado no Estado de São Paulo.
Leite UHT integral marca Líder – Produzido em Lobato/PR entre às 05h05 e 07h43 de 13/02/2014, e de 00h00 até 05h25 de 14/03/2014, comercializado no Estado do Paraná.

4) Finalmente, a LBR ressalta seu compromisso com a qualidade de seus produtos e reitera que possui os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Além da análise em 100% da matéria-prima recebida, a empresa realiza análise de todos os lotes de produtos acabados, assegurando que seus consumidores tenham à sua disposição produtos seguros e de altíssima qualidade.”

Situação atual

Com base em investigações realizadas pelo TV FOCO, que incluíram pesquisas em mercados importantes e sites de comércio eletrônico, tanto a Líder quanto a Parmalat continuam operando normalmente no momento, indicando que a questão foi adequadamente solucionada.

Quando a ANVISA foi fundada?

Fundado em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999, o órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.