R$ 33 bilhões e 24 estações: Decreto de Tarcísio no Metrô arma nova linha colossal no coração de SP

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/09/2024 19h28

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Decreto de Tarcísio no Metrô arma nova linha no coração de SP (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil, Metrô SP)

O Governador, Tarcísio de Freitas surpreende população de São Paulo com anúncio de nova linha de metrô para a população. A seguir, confira todos os detalhes sobre essa grande novidade

A cidade de São Paulo é conhecida por ter a maior linha de metrô do país e diariamente, milhões de paulistas usam esse meio de transporte para se locomoverem. Dessa vez, falaremos sobre uma grande novidade, cravada pelo Governador do estado, Tarcísio de Freitas, para quem usa esse meio de transporte público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o ‘Exame’, o Metrô de São Paulo planeja construir uma nova linha, a 20-Rosa, que liga a região da Lapa na capital até Santo André, região ABC, passando pela Avenida Brigadeiro Faria Lima. Recentemente, ao ‘Diário do Grande ABC, Tarcísio falou sobre a busca pelos terrenos para implantar o pátio de manobras e manutenção dos trens da futura linha.

“Queremos começar pela região, mas é preciso construir pátio de manobras e manutenção. Estudos estão em andamento”, garantiu Tarcísio de Freitas ao ser questionado por jornalistas sobre o projeto metroviário prometido pelo governador durante a campanha — inclusive em entrevista concedida na sede do Diário, em Santo André.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Linha 20-Rosa

As informações dão conta de que a extensão da linha será de 30,9 km e terá 24 paradas com novas estações e já existentes. A expectativa é que a linha 20 poderá atender 1,29 milhão de pessoas diariamente. Segundo a fonte o cronograma atual se cumprir, o ramal ficaria pronto em 2035, a um custo atual estimado em R$ 33 bilhões.

Pelo projeto atual da Linha 20-Rosa do Metrô, seu traçado parte de Santa Marina, onde haverá conexão com a Linha 6-Laranja, em construção. Em seguida, passará pela Lapa (acesso às linhas 7-Rubi e 8-Esmeralda), Vila Romana e sobe até a Rua Cerro Corá. O projeto prevê estender a Linha 2-Verde da Vila Madalena até este novo ponto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O projeto da Linha 20-Rosa prevê duas novas estações perto da avenida, nas esquinas com as ruas Tabapuã e Jesuíno Cardoso. A conexão com a Linha 4-Amarela será feita na estação Fradique Coutinho. Depois disso, o trajeto passa por Moema (conexão com a 5-Lilás), Indianápolis, Saúde (1-Azul) e seguiria até o ABC, com estações em São Bernardo do Campo e Santo André. A última parada terá conexão com a 10-Turquesa da CPTM.

Traçado da linha 20 - Rosa (Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)
Traçado da linha 20 – Rosa (Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)

QUAL O TAMANHO DO METRÔ DE SÃO PAULO?

Já que confirmamos que ele é o maior, agora vamos expor dados que comprovem isso. Segundo informações do site Metro SP, a estrutura conta com 104,4 km de extensão e 91 estações. De modo geral, a rede metroviária da cidade é composta por 6 linhas, sendo a maior a Linha 3-Vermelha, com 22 km.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bitola das linhas 1, 2 e 3 é de 1,6 m, enquanto as linhas 4, 5 e 6 têm uma bitola de 1,435 m e as linhas 15 e 17 têm uma bitola de 0,69 m. A velocidade máxima das linhas 1, 2 e 3 é de 87 km/h, enquanto as 4, 5 e 15 têm uma velocidade máxima de 80 km/h

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.