Cartada de Tarcísio traz demolição de shopping rival do Internacional de Guarulhos e substituto milionário

Shopping será demolido após decreto de Tarcísio de Freitas
Na sexta-feira, 24, vamos detalhar um novo decreto aprovado por Tarcísio de Freitas, que autoriza a demolição de um shopping rival do Internacional de Guarulhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a destruição do empreendimento, o espaço dará lugar a uma nova e milionária construção.
Mas, afinal, o que aconteceu?
Estamos falando do Shopping Poli. A demolição será necessária devido a construção de cinco estações da Linha 19-Celeste do Metrô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 22 de maio de 2024, o Governo do Estado de São Paulo publicou o Decreto nº 68.552, que declarou como de utilidade pública vários imóveis de Guarulhos.
De acordo com o portal Alesp, do Governo Federal, o governo emitiu o decreto para permitir a desapropriação e ocupação temporária dos imóveis pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Shopping Poli
O Shopping Poli está entre os imóveis desapropriados, conforme apurado pelo TV Foco e de acordo com o portal Diário dos Trilhos.
O decreto também especifica que o Metrô deverá buscar uma solução, seja amigável ou judicial, para desocupar todos os imóveis afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Localizado no calçadão do centro de Guarulhos, o Shopping Poli recebe um grande número de consumidores.
O shopping conta com quatro andares e 38 lojas, além de uma praça de alimentação. O local tornou-se um excelente ambiente para os moradores da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, vale destacar: ainda não há informações oficiais sobre a data da demolição do shopping.

Como acontece
Além disso, o Diário Oficial do Estado publica a lista dos imóveis a serem desapropriados por meio de um Decreto de Utilidade Pública (DUP), incluindo as áreas afetadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, as etapas do processo são as seguintes:
- Publicação do Decreto de Utilidade Pública-DUP em Diário Oficial com a delimitação das áreas que serão desapropriadas;
- Visita da equipe do metrô para realizar o cadastro dos moradores dos imóveis. A empresa apresenta uma correspondência oficial na ocasião;
- Visita de equipes de empresa especializada, contratada pelo Metrô, devidamente identificada;
- Elaboração de laudo de avaliação individual com o objetivo de definir o valor de mercado do imóvel;
- Por fim, notificação extrajudicial.
Nova linha do metrô
No ano passado, as desapropriações para a Linha 19-Celeste começaram antes mesmo do início das obras.
Essa linha conectará a região central de São Paulo a Guarulhos, passando pela Zona Norte da cidade, Shopping Internacional e Vila Augusta.
A obra faz parte do programa SP nos Trilhos, do Governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas.
Quando a Linha 19-Celeste do metrô ficará pronta?
Por fim, a previsão é que a Linha 19-Celeste do Metrô de São Paulo seja finalizada em 2030, mas imprevistos podem alterar o prazo.

Considerações finais
Em resumo, no dia 22 de maio, Tarcísio de Freitas autorizou o inicia de desapropriação de imóveis para a construção da linha 19-Celeste do Metrô. O Shopping Poli, rival do Internacional de Guarulhos, será um dos empreendimentos atingidos.
Veja mais informações sobre os principais shoppings clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.