Decreto de Tarcísio em SP traz fim de uma era na linha 1-Azul do metrô gerando tensão em paulistas

Tudo o que você precisa saber sobre o decreto de Tarcísio em SP que traz fim de uma era na linha 1-Azul do metrô
No ano de 2024, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas acabou pegando muita gente de surpresa ao anunciar um decreto cravando o fim de uma era na Linha 1-Azul do Metrô, para este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o que acabou sendo informado, a pretenção é privatizar a linha 1-Azul. De acordo com o governador, a concessão será feita no mesmo leilão que definirá a empresa responsável por construir e operar a futura Linha 20-Rosa.
Assim, em abril do ano passado, ele acabou fazendo o anúncio de uma nova estação na Linha 10 (Turquesa) do metrô. “Nossa ideia é que ano que vem levaremos a leilão a Linha 1 junto com a Linha 20. Assim, que é um sonho antigo da região do ABC que é ter o metrô chegando aqui”, disse ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então seguiu dando detalhes: “Vamos analisar todas as estações para ver o que precisa ser “repotencializado”. E também a reforma das linhas da CPTM que estão operando hoje”, disse o governador.
Entenda
De acordo com informações do portal O Globo, a Linha 1, que acabou sendo inaugurada em 1974, foi a primeira do Metrô de São Paulo e liga a Zona Norte à Zona Sul. Assim, passando pelo Centro da cidade.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
No que diz respeito a Linha 20, se trata de um projeto antigo que nunca saiu do papel. Mas pretende conectar bairros da Zona Oeste, como a Lapa, a cidades do ABC, como São Bernardo do Campo e Santo André.
Assim, Tarcísio também acabou deixando claro que irá revisar a estrutura das linhas atuais. Assim, sendo parte de um plano de modernização e expansão do transporte público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão
Ou seja, diante de tudo isso, o fato é que o Governo tem como principal objetivo privatizar linhas já existentes em conjunto com a concessão de novas.
Por fim, o próximo passo será conceder a Linha 3-Vermelha, que transporta o maior número de passageiros, com a Linha 16-Violeta, ainda em estágio inicial de planejamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a fonte, a CPTM registrou um prejuízo de R$ 432 milhões, enquanto o Metrô perdeu R$ 1,16 bilhão no ano de 2022. Dessa forma, essa poderia ser uma das principais razões para a privatização.

Quantas estações tem o metrô de São Paulo?
O metrô de São Paulo tem 91 estações. A rede metroviária da cidade é composta por seis linhas, com uma extensão de 104,4 km.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br